Encontro científico: Curso de Medicina Veterinária realiza 3ª Concivet

Publicado em 24 de Maio de 2019 às 14:00

Evento contou com palestras e com a participação dos acadêmicos integrando conhecimentos

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizou com expressiva participação a terceira edição de sua Confraternização Científica de Medicina Veterinária (Concivet).

No evento, foram abordados diversos assuntos da atualidade, relacionados ao universo da Medicina Veterinária. O evento reuniu acadêmicos e professores, que expuseram vários estudos científicos.

A Concivet foi aberta com a palestra ‘Biorremediação de micronutrientes’, ministrada pela professora Juliana Silveira do Vale. “A biorremediação é o processo que utiliza microrganismos ou células vivas na tentativa de eliminar microcontaminantes, que são substâncias que poluem o meio ambiente, causando dano ao homem, espécies animais e vegetais”, explicou, informando que desenvolve na Unipar, já há alguns anos, pesquisa na área.

Outra palestra pautada foi com a professora Rita de Cassia Lima Ribeiro, que discorreu sobre ‘Perícia veterinária’. Depois, acadêmicos que participam de projetos de iniciação científica apresentaram seus trabalhos, orientados por professores pesquisadores do curso de Medicina Veterinária.

Um dos apresentados foi ‘Curcumina e suas propriedades’, pela acadêmica Dhara Ribeiro Melo do quarto ano de Medicina Veterinária. Para a pesquisa, ela recebeu orientação do professor Gilberto Alves. “A Concivet é muito importante para nossa formação acadêmica, pois mostra o que fazemos além das salas de aula”, afirma. 

Para o professor Gilberto Alves, que esteve à frente da organização do evento, a Concivet “é, sim, muito importante, principalmente para os calouros, por dar a oportunidade de viverem a experiência do contato com o saber científico, ao mesmo tempo em que tomam conhecimento de todas as linhas científicas trabalhadas no curso de Medicina Veterinária”. 

E destaca: “É preciso que os acadêmicos tenham a experiência de apresentar o trabalho desenvolvido e podermos fazer essa integração, que sempre acaba sendo muito produtiva”.  

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Rosiara Maziero, acompanhou os trabalhos e prestigiou a abertura.