Encontro de Iniciação Científica: Tudo pronto para o maior evento anual da Unipar

Publicado em 27 de Outubro de 2020 às 15:24

Com o tema ‘Ciência, tecnologia e condição humana: desafios, ações e compromissos’, exposição on-line acontece nesta quinta e sexta-feira

Com mais de dois mil trabalhos científicos inscritos, a Universidade Paranaense realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 29 e 30, o seu maior evento anual: o 19º Encontro Anual de Iniciação Científica. Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento será promovido por meios digitais.

Um dos objetivos do Encontro é propiciar ao acadêmico que participa de programas de iniciação científica da Unipar a oportunidade de apresentar o resultado da sua pesquisa realizada durante o ano. Os trabalhos serão apresentados de forma oral e em pôster vídeo, divididos por área: Ciências biológicas e afins, Saúde, Humanas e sociais aplicadas e Exatas, tecnológicas e afins.

Com temas que têm conexão com a temática do evento, que é ‘Ciência, Tecnologia e Condição Humana: Desafios, Ações e Compromissos’, todos foram submetidos à avaliação e seleção da equipe de pesquisadores da Unipar, que colabora na organização do Encontro.  

Cumprindo com seu papel de universidade, a Unipar sempre se preocupou em investir na pesquisa, garantindo aos seus estudantes a possibilidade de participar e, consequentemente, enriquecer o currículo acadêmico. Cerca de 500 participam dos programas da Instituição: PIC e Pibic, com recursos próprios, e Pebic, com recursos externos [Fundação Araucária e CNPq].

A coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unipar, professora Evellyn Wietzikoski, supervisiona os trabalhos da comissão organizadora, que reúne professores, acadêmicos e funcionários do setor. “Nossas expectativas são as melhores: planejamos tudo para alcançarmos os objetivos e acreditamos nisso! Faremos um bom evento, mesmo que remoto”, afirma.

Toda esta confiança tem uma explicação. “Estamos com uma equipe de auxiliares bem treinada e bem empolgada para colaborar; além disso, a Unipar nos disponibiliza ferramentas digitais modernas e supereficientes para todas as ações que realizaremos nesses dois dias”, atenta a professora Evellyn.

 

Agenda

Os trabalhos serão apresentados durante o dia da quinta e sexta. São ‘pôster vídeo’ e comunicação oral. Cerca de 250 professores, acadêmicos e colaboradores técnicos da Unipar estão nos bastidores, fazendo o evento acontecer.

A abertura oficial acontece na quinta à noite, com pronunciamento do Reitor Carlos Eduardo Garcia, da coordenadora, professora Evellyn, e palestra com o professor Felipe Chiarelo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; ele vai abordar o tema “Fato ou fake: por que você deve desconfiar de tudo o que vê na internet”

O Pitoresco Grupo de Teatro Unipar ilustra a solenidade, com a peça ‘A caverna da fake news’ [gravada nos estúdios da TV+ Unipar, cena a cena, individualmente].