Enfermagem: Acadêmicos vivenciam realidade profissional nas Unidades Básicas de Saúde

Publicado em 2 de Agosto de 2019 às 15:00

Objetivo é preparar com excelência os futuros enfermeiros para o mercado de trabalho

Para que saiam aptos para o mercado de trabalho, as atividades práticas são de grande importância na formação acadêmica dos futuros profissionais. Na Universidade Paranaense – Unipar, esta premissa é levada a sério pelos cursos. Que o diga os alunos da graduação de Enfermagem da Unidade de Guaíra, que constantemente estão praticando as teorias estudadas em sala de aula.

Uma das atividades práticas acontecem às quintas-feiras, quando a turma do 4º ano vai às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Sob a supervisão da professora Marileisa Barbosa, os alunos conhecem o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde). “É uma oportunidade de eles vivenciarem a realidade da profissão nas UBSs. Com isso, eles estarão se preparando para atender as necessidades sociais de saúde, com ênfase no SUS (Sistema Único de Saúde), assegurando a integralidade, a atenção e a qualidade e humanização do atendimento”, explica a professora, afirmando que o trabalho faz parte da disciplina de Saúde Pública.

Acompanhando os trabalhos, a coordenadora do curso, professora Daniele Garcia, ressalta que o projeto tem como objetivo contribuir no aprimoramento profissional e pessoal do acadêmico. “No final do curso, eles serão capazes de reconhecer e intervir nos problemas e situações do processo saúde/doença, atuando na promoção, proteção e recuperação da saúde de pessoas, famílias e da comunidade. Tudo isso com ampla visão crítica, reflexiva e ética”.