Enfermagem: Estudantes aprendem a confeccionar sabonetes de ervas medicinais

Publicado em 14 de Maio de 2019 às 16:00

Depois de prontos, os produtos foram doados como lembranças para as produtoras rurais que participaram da 5ª Feira do Leite, evento das Festas das Nações

Em atividade laboratorial, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, aprenderam a confeccionar sabonetes à base de plantas medicinais. O trabalho foi supervisionado pela enfermeira Meridiane Tsukada, com auxílio do funcionário do laboratório, Flavio Zolim.

Para a produção dos cosméticos foram utilizadas as plantas confrei, salsa, malva, folha de laranjeira, alecrim e terramicina. “Essas plantas trazem inúmeros benefícios para a saúde”, afirma a enfermeira, ressaltando que nas últimas décadas foi observado um aumento no uso de práticas terapêuticas alternativas, apoiadas por políticas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular o uso de plantas medicinais e de fitoterápicos.

Depois de prontos, os sabonetes foram distribuídos para as produtoras rurais que participaram da 5ª Feira do Leite, evento realizado na 43ª Festa das Nações. A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Daniele Garcia, acompanhou os trabalhos. “Essa prática tem o objetivo de desenvolver habilidades integrativas do SUS, pois profissionais da saúde já prescrevem em suas terapias o uso de plantas medicinais”, destaca a coordenadora.