Enfermagem: Estudantes fazem uso de metodologias ativas em estudo de caso

Publicado em 8 de Abril de 2019 às 16:22

Atividade oportuniza o aprimoramento da prática na solução de problemas, além do estudo em grupo e a pesquisa

Os acadêmicos do segundo ano do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense, Unidade de Guaíra, participaram de uma atividade diferente. Na disciplina de Fundamentos de Enfermagem, a turma fez a aplicação prática da modalidade estudo de caso usando as metodologias ativas (em 13/3).

O trabalho foi orientado pelo professor Eduardo Henrique Sandim. “Eles tiveram autonomia para buscar respostas, fomentando também o estudo em grupo e a pesquisa. Assim puderam discutir o caso de uma paciente portadora de doenças crônicas, a qual já apresenta complicações clínicas e vive num contexto de vulnerabilidade psicossocial”, explica Sandim.

Segundo ele, o uso de metodologias ativas ajuda os futuros enfermeiros a desenvolver a prática de solucionar problemas do cotidiano de trabalho no contexto da saúde, o que requer conhecimento científico, como o da SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem), e habilidades de comunicação e observação da realidade.

“As metodologias ativas são ferramentas essenciais para o aprendizado dos nossos alunos, formando-os não somente para dar respostas técnicas à comunidade, mas também para promover e elevar a qualidade de vida dos indivíduos assistidos por estes profissionais de grande relevância à sociedade”, ressalta Sandim.