Implantada no Câmpus III, o espaço serve para práticas de plantio e ações educativas
Professores e estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, comemoram os bons resultados da horta pedagógica, projeto que tem objetivos acadêmicos [aplicação de teorias e pesquisa] e educativos.
No espaço implantado no Câmpus III da Unipar [600m2] foram cultivadas vários tipos de hortaliças tradicionais, seguindo processos da chamada agricultura orgânica [conjunto de sistemas sustentáveis que não permitem o uso de produtos químicos sintéticos prejudiciais para a saúde humana e para o meio].
Durante o ano, o projeto foi mostrado em eventos da Unipar, como Expô-Umuarama, Unipar Aberta e Unipar na Praça, oportunidades em que pessoas da comunidade puderam conhecer mais sobre alimentos orgânicos. E este é o principal objetivo do projeto, segundo a coordenadora, professora Lucimar Bonett.
“Trabalhamos com três modelos de hortas: a tradicional, a hidropônica e a PANC (plantas alimentícias não convencionais); nesta, a intenção é cultivar plantas ‘esquecidas’, como taioba, inhame, serralha, tudo com o compromisso de resgatar a biodiversidade regional”, informa.
Neste ano, a produtividade foi tão boa que, antes do encerramento das aulas, a equipe do projeto distribuiu hortaliças para os funcionários da Unipar. Vários aproveitaram o presente especial: alface, cebolinha, salsinha, coentro e couve.
“Foi uma cortesia que teve também cunho educativo, já que, na entrega, os acadêmicos repassaram informações sobre os benefícios da verdura orgânica”, conta a coordenadora.