Toda a safra, que rendeu mais de 800 pés da hortaliça, foi doada
Estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, comemoram os bons resultados da horta hidropônica, projeto que tem objetivos pedagógicos, respaldados na pesquisa e em atividades de extensão.
Implantada no Câmpus III da Unipar, a horta ocupa uma área de 600m2. Boa parte deste espaço foi direcionada para o cultivo de alface. E mais uma colheita foi feita na semana passada,
Seguindo processos da produção hidropônica e semi-hidropônica a safra rendeu 864 pés de alface. Tudo foi doado para os colaboradores da Unipar e para o hospital Uopeccan. A iniciativa ganhou elogios da diretora da Unipar, professora Regina Oliveira.
“É bonito ver o resultado de um trabalho didático se transformando numa ação social; este é mais um exemplo que engrandece a Unipar”, destaca. “Além de ajudar entidades e presentear a comunidade interna da Unipar, o projeto, antes de tudo, é um laboratório, onde nossos alunos praticam as teorias que aprendem em sala de aula”, observa.
O RT (responsável técnico) do curso de Engenharia Agronômica, Estêvão Melhorança, lembra que a técnica de hidroponia, na qual as raízes das plantas ficam submersas em água com nutrientes, que fará com que se desenvolvam sem precisar de terra, está em ascensão no Brasil.
“Estamos com uma série de experimentos nesta área, obtendo de todos excelentes resultados; queremos que a Unipar se torne referência em repasse dessa tecnologia para produtores da região”, conta, acrescentando que outras espécies, como rúcula, morango, tomate e temperos, fazem parte do projeto que une conhecimentos e esforços de professores e estudantes do curso de Engenharia Agronômica.