Professores têm aplicado atividades para preparar os futuros profissionais para o mercado
As atividades práticas fazem parte do ensino na graduação da Universidade Paranaense – Unipar, preparando e habilitando os futuros profissionais para atuar na área com sucesso. No curso de Engenharia Civil, Unidade de Guaíra, os professores estão fazendo os acadêmicos colocarem a ‘mão na massa’.
Na disciplina de Concretagem de Fundação, a professora Lais Fernanda Junchem coloca os acadêmicos para aprenderem, na prática, a locação de obras, marcação de eixos das paredes e as etapas da execução de uma fundação armada, por meio de uma mini concretagem de uma fundação do tipo sapata isolada.
Já em Hidrossanitárias, disciplina ministrada pelo professor Jorgelino Pedro de Santana Junior, os acadêmicos dimensionaram uma instalação hidráulica de água fria, partindo do reservatório e atendendo um banheiro (com lavatório, vaso sanitário e chuveiro), uma cozinha (torneira) e área de serviço (torneira, máquina de lavar e tanque).
De acordo com o professor, os alunos executaram a instalação com os diâmetros, esquema isométrico da tubulação e as alturas de registros e peças. “A prática é de grande importância na formação dos acadêmicos, pois são aulas que lhes dão a oportunidade de sanarem suas dúvidas referentes a execução dos projetos”, afirma.
Jorgelino também ministra a disciplina de Mecânica dos Sólidos, aplicando a prática do uso do software Ftool. “Nele, os acadêmicos fazem o lançamento e análise de vigas estruturais e comparam os resultados com os cálculos realizados por eles anteriormente”, enfatiza o professor, explicando que o Ftool auxilia na compreensão das ações causadas por esforços, linhas de ações, deslocamentos, entre outros.