Engenharia Civil e Arquitetura: Série de lives reforça conhecimentos dos alunos

Publicado em 11 de Agosto de 2020 às 15:00

Evento promoveu interação com profissionais de três estados brasileiros, um deles do Nordeste

As tecnologias de comunicação têm sido exploradas de uma forma muito positiva na Universidade Paranaense. Se a pandemia provocou distanciamento físico, as ferramentas digitais aproximam, promovendo importantes benefícios no ensino/aprendizagem.

Estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo tiveram oportunidade de viver esta experiência, participando de palestras com profissionais de diferentes regiões do Brasil, promovidas pelo professor Igo Nunes.

Da capital do Maranhão, São Luiz, o engenheiro civil Yuri Abas Frazão falou sobre materiais de construção, focando no revestimento. O perito em patologia construtiva alertou sobre a necessidade de uma boa formação nesta área, citando problemas comuns, mas graves, em edifícios.

Outro convidado é do Rio de Janeiro, capital. O engenheiro de produção Fabrício Nogueira abordou segurança contra incêndio – projetos pós-ocupação e treinamentos -  e também falou sobre oportunidades de trabalho nessa área.

Soluções de combate a incêndio também foi o assunto da engenheira civil Renata Dalmolin, convidada de Cascavel. Fazendo alertas importantes, sua exposição foi centrada na fase de elaboração do projeto de uma edificação.

O professor ficou satisfeito com os resultados. Segundo ele, os palestrantes foram bastante competentes em suas argumentações e, assim, conseguiram prender a atenção dos alunos, que puderam interagir para sanar suas dúvidas e curiosidades.

“Temos que tirar proveito dessas tecnologias para o enriquecimento dos conhecimentos, usando-as de maneira atraente, contextualizada, com a finalidade de estreitarmos o relacionamento entre o aluno e o profissional que está no mercado de trabalho, aprendendo com seus saberes teóricos e práticos”, diz o professor.

Agradecido, elogiou os palestrantes pela presteza: “Todos foram solícitos, aceitaram o convite prontamente, o que fez com que esse ciclo de estudos complementares aos propostos em sala de aula se tornasse uma estratégia eficiente e significativa”.

 

Alunos aprovam

“Didática muito produtiva, muito aprendizado e dicas, com certeza agregou muito conhecimento para nós; o professor Igo sempre procura inovar as aulas deixando-as mais dinâmicas e mesmo on-line ele consegue trazer a prática para o nosso ensino”, diz a acadêmica Luana Alves.

Bruno Henrique Martins concorda: “As lives/aulas são excepcionais, pois agregam um grande conhecimento! Creio que isso se deve ao fato de que os convidados, além de dominarem o conhecimento bibliográfico sobre o assunto, atuam na área, podendo compartilhar com os alunos os aprendizados práticos”.

Esclarecedora é a definição da acadêmica Ana Carla Cruz, referindo-se à palestra de Renata Dalmolin: “A live foi bem interessante, esclarecedora; não fazia ideia do que seria um bom projeto de segurança, mas a convidada, com sua facilidade para explicar, nos contemplou com um maior entendimento do assunto”.

Ao final de cada palestra, o professor Igo fez uma breve pesquisa de opinião. Para a pergunta proposta – ‘você se sentiu motivado a assistir a aulas como esta?’ – os comentários foram todos positivos. “Aulas que mostram o lado prático da engenharia são muito importantes, pois nos preparam melhor para a nossa profissão”, “Bem interessante e diversificada”, “Grande aprendizado”, “Muito boa! Sem críticas, apenas elogios” e “Muito dinâmica” foram alguns dos publicados.