Engenharia Civil: Jornada Acadêmica discute futuro do mercado

Publicado em 11 de Junho de 2019 às 15:00

Palestra, fórum pedagógico, oficina e gincana acadêmica integraram estudantes e profissionais da área

A Jornada Acadêmica já é tradição nos cursos de graduação da Universidade Paranaense. Neste ano, o evento de Engenharia Civil da Unipar de Guaíra envolveu diversas áreas da profissão, com palestra, fórum pedagógico, oficinas e gincana que visaram aprofundar o conhecimento dos participantes.

A programação começou com palestra ministrada pelo engenheiro Marcos Vinicius Silveira, sócio-diretor da Bravo Engenharia, empresa com sede em Maringá. O profissional falou sobre o futuro da engenharia em relação à evolução tecnológica, mercadológica e pessoal do profissional da área. “A compatibilização, não somente de projeto, mas também de tarefas e funções, fará com que o profissional consiga melhorar sua qualidade e também a forma de atender o seu público-alvo”, disse Silveira.

Nas oficinas foram abordados temas voltados aos conteúdos mais aplicáveis na prática e ferramentas virtuais de projeto. No Fórum Pedagógico, professores e estudantes discutiram melhorias para o curso, desde a coordenação, passando por metodologias nas aulas, recursos materiais e físicos, estágio e até mesmo a convivência entre aluno/professor.

“Foi um fórum extremamente produtivo e compensador para o momento que vive o curso, que está na construção e formação de sua primeira turma”, afirmou a coordenadora, professora Vanda Zago.

Outro momento bastante produtivo foi a Gincana Acadêmica, na qual as turmas puderam aplicar alguns dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Divididos em grupos, os alunos competiram em diversas tarefas, como as provas da paródia musical e ponte de macarrão. “Esta ação, além de enriquecer o aprendizado de forma divertida, promove a integração dos alunos de todas as séries”, ressalta a coordenadora.

A premiação dos vencedores da gincana aconteceu no jantar de confraternização. “Mais uma vez alcançamos nossos objetivos, propiciando aos nossos estudantes momentos de aprendizado, alegria, descontração, celebração, reflexão e muita integração entre as turmas”, comemorou a professora Vanda.