Engenharia Mecânica da Unipar conquista prêmio do CREA-PR pelo segundo ano consecutivo

Publicado em 28 de Junho de 2021 às 13:00

O curso ficou com o segundo lugar no prêmio ‘Melhores TCCs 2021’; havia 221 trabalhos inscritos

O curso de Engenharia Mecânica da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, está em festa. Inscrito no prêmio ‘Melhores TCCs 2021’ do CREA-PR, conquistou o 2º lugar, com o Trabalho de Conclusão de Curso ‘Desenvolvimento de Sistema de Segurança para Verificação de Escorva do Conjunto Motobomba’, dos acadêmicos Caio Mancini Parlato e Nelcides Oliveira Junior, sob a orientação do professor Alexandre de Castro Salvestro, assessor pedagógico do curso.

Segundo Salvestro, a qualidade dos trabalhos está cada vez melhor, já que no ano passado, também participaram e ficaram com a terceira colocação. “Estamos orgulhosos pelo resultado, que demonstra dedicação e empenho dos nossos alunos, além da formação qualificada que receberam para atuar em qualquer espaço do mercado de trabalho”, pontuou o professor.

Para os alunos, a notícia do prêmio vem ao encontro do esforço na produção do trabalho e é recebida com gratidão. “Sabemos que havia muitos trabalhos com projetos incríveis e receber esse destaque em meio a todos eles nos mostra que estamos no caminho certo e nos incentiva a continuar buscando inovações que gerem benefícios”, comemoraram.

Sobre o Prêmio

O prêmio ‘Melhores TCCs’ do Crea-PR valoriza o conhecimento técnico e científico das Engenharias, Agronomia e Geociências. Os trabalhos são avaliados sobre a perspectiva de inovação e aplicabilidade.

Sobre o tema do TCC

Os conjuntos de motobombas são usados em diversas áreas e têm funções essenciais para todos, como por exemplo, a captação de água para distribuição, voltada às pessoas e ao campo. Sem o processo de escorva, essas máquinas não funcionam adequadamente, provocando vários transtornos à população e à produção agrícola, além de um grande prejuízo financeiro. Isso justifica a inovação por um sensor que possibilite o desligamento automático do conjunto motobomba, quando não há escorva no processo.

Sobre a Premiação

Como prêmio pela classificação, os alunos terão o trabalho publicado na Revista Técnico-Científica do CREA-PR, edição que será lançada durante o 28º Fórum de Docentes e Discentes do CREA-PR, nos dias 29 e 30 de setembro. Ainda fará parte deste evento, uma Mostra de TCCs, para divulgação do trabalho nos formatos pôster e vídeo, além do ‘Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC)’ e ‘Fórum de Inspetores do CREA-PR’, que serão realizados em novembro próximo, em Foz do Iguaçu.

Os autores dos melhores TCCs também recebem um Kit de materiais como presente da CredCrea, cooperativa de crédito parceira do CREA-PR.