Todos foram construídos por estudante com conceitos da disciplina ‘Mecânica dos Fluidos’
Para exercitar a prática dos conceitos vistos em sala de aula, os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica estimularam seus alunos a projetar e confeccionar aeroplanos ou aeromodelos. Aplicando teorias da disciplina ‘Mecânica dos Fluidos’, a engenhoca teria que ficar pronta, testada, para voar e se sustentar no ar.
A maioria alcançou resultados interessantes, já que seus aeromodelos foram produzidos com materiais apropriados, conhecimento, criatividade e muita persistência. Depois, todos foram apresentados durante uma mostra, prestigiada por professores e colegas.
Segundo o professor da disciplina, Igo Nunes, os trabalhos surpreenderam pelo bom uso dos conceitos teóricos e pela riqueza de detalhes. “A proposta levou os estudantes a explorarem suas habilidades na escolha dos materiais e na combinação de variáveis para execução de um projeto; foi, na verdade, muitas horas de exercício produtivo que acrescenta, e muito, na preparação de todos para a vida profissional”.
Ele lembra que a sustentação do aeromodelo está ligada a três variáveis. Uma delas é o peso da aeronave, relacionado à escolha dos materiais [os mais adequados são os que possuem a melhor combinação entre leveza e resistência].
“Durante o voo a aeronave está sob efeito da resistência do ar conhecida como arrasto, para superá-lo utiliza-se a propulsão de um motor elétrico ou elástico que fornece a quarta variável aplicada ao modelo, a tração”, explica, orgulhoso por seus alunos terem entendido a lição.
O trabalho que obteve mais pontos foi o dos acadêmicos Anselmo Romeiro, Ederson Machado, Gustavo Lepre, Guilherme Carniel e Lucas Monteiro. Eles construíram uma réplica em escala 1:10 do Deimoselle de Santos Dummont. Para isso usaram bambu, motor elétrico, fios, chave, bateria, feixes de madeira e papel vegetal.
O Deimoselle foi criado pelo aviador brasileiro em 1907. Considerado o primeiro ultraleve do mundo, pesava apenas 56 quilos e se destacava por possuir duas hélices de seda em armação de alumínio. Realizou voos de inferiores a 200 metros. Só dois anos depois Dumont conseguiu construir um avião capaz de voar quilômetros, o Demoiselle IV; em seu primeiro teste, foi realizado um voo de 2.500 metros, a 20 de altura.