Engenharias: Fórum Pedagógico e Mostra de Trabalhos integram estudantes

Publicado em 25 de Junho de 2019 às 16:00

Programação contou ainda com o Fórum de Egressos, palestra e certificação do aluno notável

Um sucesso! Assim foi o 3º Fórum Pedagógico e de Egressos e 4ª Mostra de Trabalhos Científicos, promovidos pelas coordenações dos cursos de Engenharias: Agronômica, Mecânica e Civil da Universidade Paranaense. Os eventos em Umuarama tiveram como foco as inovações e as mudanças que vem acontecendo nas três áreas.

A programação começou com a Mostra, em que os alunos que participam dos programas de iniciação científica da Unipar puderam apresentar os resultados de suas pesquisas. Um dos temas foi a ‘Utilização das propriedades do concreto com aplicação de resíduos de Politereftalato de etileno (pet)’, dos alunos de Engenharia Civil, Gustavo Gorges e Gabriela Kimura. O estudo busca utilizar o pet triturado como substituto parcial para a areia natural, que é misturada ao concreto.

No Fórum, o conselheiro do CREA-PR e engenheiro mecânico Carlos Motti ministrou palestra abordando as atribuições dos profissionais de acordo com a nova resolução, nº 1073, do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Everlei Câmara, as graduações da Unipar já estão se adaptando às novas diretrizes. “A tendência do mercado atual é formar um profissional que aprende fazendo. Então, dentro da Universidade, o acadêmico estará desenvolvendo diversas atividades práticas, utilizando-se das teorias adquiridas em sala de aula”.

Ao final das atividades, foi realizada a entrega do certificado Aluno Notável para os acadêmicos dos três cursos que obtiveram no ano passado a melhor média. “Foi mais de um ano de planejamento para que estes eventos fossem um sucesso; e realmente foi. Tudo com intuito de oferecer o melhor em conhecimento ao nosso aluno, enriquecendo ainda mais seu currículo”, ressaltou Câmara.

O colega Patrik Pollizello, coordenador do curso de Engenharia Mecânica, completou. “Cumprimos com as metas propostas, propiciando aos alunos das três áreas a chance de conhecer os desafios e as oportunidades que o mercado de trabalho demanda e a importância de desenvolver as habilidades e competências da profissão escolhida”.