A proposta é orientar sobre alimentação e nutrição e sua respectiva importância para a manutenção da saúde e prevenção do adoecimento
O curso de Nutrição da Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, como uma forma de colaborar com a sociedade, está desenvolvendo o projeto de extensão “Nutrição em tempos de pandemia”, que lança um olhar amplo para todos os ciclos de vida, desde a gestação até a terceira idade.
São diversos subprojetos que contemplam cada ciclo de vida, que é conduzido por um grupo de alunos, tendo como tutor um professor do curso de Nutrição. Dentre eles há o projeto EnvelheSER, coordenado pela professora Mirian Cozer.
Focado no público da terceira idade, o projeto se propõe a difundir conhecimento sobre alimentação e nutrição e sua respectiva importância para a manutenção da saúde e prevenção do adoecimento.
“O envelhecimento provoca várias modificações fisiológicas em todo o organismo, doenças crônicas podem acometer estes indivíduos, que constituem a maior parcela de pessoas que necessitam de atendimento nos serviços de saúde, desta forma a prevenção, a informação e os cuidados adequados são imprescindíveis”, alerta a professora.
Ela informa que o projeto EnvelheSER objetiva possibilitar à comunidade, idosa e em geral, acessibilidade a informações e orientações sobre uma boa nutrição para a manutenção da saúde frente às condições vivenciadas, como neste momento de pandemia.
Materiais educativos
Para a socialização do conhecimento alcançar eficácia, a equipe do projeto está elaborados materiais educativos sobre diversos temas, de linguagem simples e fácil assimilação, que são publicados inicialmente nas redes sociais do curso de Nutrição e na página de notícias do site oficial da Unipar.
Todo o material está sendo elaborado a partir de referências encontradas em fontes de reconhecida credibilidade, como livros, periódicos e artigos científicos, boletins e sites oficiais de instituições de pesquisa. Por enquanto, todas as atividades estão sendo realizadas de forma remota, atendendo aos protocolos de saúde específicos recomendados para o enfrentamento da pandemia.
Ensinar e aprender
A professora doutora Indiomara Baratto, coordenadora do curso de Nutrição da Unipar, diz que as atividades de extensão vêm ganhando espaços expressivos no cenário universitário como mais uma oportunidade de ensinar e de aprender, buscando estabelecer uma relação entre a universidade e a sociedade.
A docente ressalta ainda que, neste momento, é fundamental manter os alunos em contato direto com os professores, bem como levar informação à população em geral: “Como não podemos trabalhar com ações de forma presencial, foi a forma que adotamos para manter alunos atuantes e a população informada”.
Participantes
O projeto teve início do mês passado e já possui duas temáticas publicadas: Infográfico sobre imunidade ao idoso em tempos de covid e Hidratação na terceira idade. Participam desse subprojeto os acadêmicos do curso de Nutrição: Aline de Souza (4º. ano), Daniela Emílio (1º ano), Eduarda Rizzi (1º ano), Eduarda de Almeida (4º ano), Fabrício Baldissera (1º ano), Nagla da Silva (1º ano) e Vanessa Ferrari (1º ano).
Para conferir o material acesse: https://www.facebook.com/nutricaobeltrao / @nutricaouniparfb / @posgraduacaonutricaofb / https://presencial.unipar.br/notícias