Equipe do Horto Medicinal realiza oficina sensorial com crianças em CMEI de Umuarama

Publicado em 11 de Outubro de 2024 às 13:51

O objetivo foi despertar a curiosidade por meio de estímulos envolvendo olfato, tato, paladar e visão

Na última segunda-feira (30), a equipe do Horto Medicinal do Campus II da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, realizou uma oficina sensorial com alunos da pré-escola e maternal no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Conjunto Sonho Meu.

Acadêmicos dos cursos de agronomia e do Mestrado em Plantas Medicinais da Unipar, sob orientação da professora responsável pelo projeto de extensão do Horto, Ezilda Jacomassi, conduziram as atividades com as crianças.

O objetivo foi despertar a curiosidade por meio de estímulos sensoriais envolvendo olfato, tato, paladar e visão. Espécies aromáticas como orégano, menta-de-bala, camomila e lavanda foram usadas para ativar o olfato, enquanto o paladar foi explorado com folhas de estévia (Stevia rebaudiana), planta usada na produção de adoçantes naturais.

A professora Ezilda comenta que as crianças se sentem entusiasmadas com as atividades e que sabem da importância das plantas medicinais na alimentação. “Esse trabalho que fazemos nas escolas, que geralmente são oficinas e palestras, buscamos trabalhar com os sentidos do organismo humano por meio das plantas e as crianças ficam muito empolgadas, falam como é macia, que é doce, os formatos as deixam curiosas, sabem que são rico em proteínas para a alimentação”.

Ao final, os alunos visitaram o jardim sensorial do CMEI, onde interagiram com as plantas cultivadas pela escola, com apoio do Horto Medicinal por meio de doações de mudas.

“Desde o ano passado, especificamente nesse CMEI, temos acompanhado e subsidiado, com doação de mudas para a formação do Jardim Sensorial. Assim as crianças vão vivenciar isso todos os momentos que os professores quiserem levar para para fazer esses trabalhos”, pontua.

Última atualização em 11 de Outubro de 2024 às 15:17