Órgão gerenciado pela Fundação Cândido Garcia tem mais de 450 instituições conveniadas
O estágio é o primeiro passo para inserir o estudante no mercado de trabalho. Buscando ajudar e facilitar esse caminho está o Ciunem (Centro de Incentivo à União Escola/Empresa), que faz essa intermediação desde 1993, quando foi criado pela Universidade Paranaense como um projeto de extensão.
Com o objetivo de ampliar sua atuação em todos os níveis de ensino, em 2002 o projeto foi transferido para a Fundação Cândido Garcia. Seu propósito é viabilizar parceria entre as instituições de ensino e empresas públicas e privadas, disponibilizando vagas de estágio remunerado a estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, graduação e pós-graduação.
O coordenador geral do Ciunem, José Ailton Barotto, ressalta que o projeto busca dar oportunidades: “É poder colocar o aluno em sua área de atuação e de estudo para adquirir experiência e capacitação, objetivando a empregabilidade para atender a futura demanda do mercado, como profissionais e/ou futuros empreendedores”.
Além de Umuarama, o Ciunem conta com unidades em Maringá, Cianorte, Paranavaí, Guaíra, Toledo, Cascavel e Francisco Beltrão, atendendo também em municípios vizinhos. Por sua abrangência, no ano passado atingiu marca recorde: mais de 12.600 estudantes atendidos e cadastrados.
Quanto às instituições de ensino, já são mais de 450 conveniadas ao projeto, tanto estaduais e federais, quanto particulares. Já as empresas parceiras somam mais de 1.700 e as contratações giram em torno de três mil por mês.
O acadêmico de Administração, Gabriel Mizuguchi da Veiga, faz estágio no setor financeiro da empresa de material de construção Cimensul. “O Ciunem foi o que me colocou no mercado de trabalho mesmo ainda estando no 1º ano da graduação; estou contente, porque a cada dia aprendo mais e adquiro mais experiência que fortalecem a minha formação profissional”, afirma, com expressão de contentamento.
Fernanda de Freitas Seguro, acadêmica do curso de Direito, também diz estar contente com o estágio pelo Ciunem. Ela tem acompanhado o andamento dos processos e auxiliado clientes no escritório do advogado Márcio Toesca de Oliveira: “Vejo o estágio como um grande aliado na minha formação; é a oportunidade que temos para colocar os ensinamentos em prática e essa só vem a ajudar nesse processo”.