Estética e Cosmética: Aula Magna trata sobre linguagem visual na estética

Publicado em 25 de Abril de 2019 às 16:00

Reunindo estudantes, professores e profissionais da área, evento também falou do controle das emoções

Os acadêmicos da Universidade Paranaense – Unipar contam com diversas oportunidades de aprofundar seus conhecimentos e de se atualizarem sobre temas importantes da profissão escolhida e do mercado de trabalho. Uma das atividades anuais é a tradicional Aula Magna, que tem como proposta discutir temas relevantes.

No curso de Estética e Cosmética da Unidade de Paranavaí, a Aula Magna teve duas palestras, reunindo acadêmicos, professores e profissionais da área. A diretora da Unipar, professora Edwirge Vieira, prestigiou.

A primeira palestra foi com o tema ‘Olhando para os olhos que me vêem’, ministrada pela professora Giuliana Marson, do curso de Psicologia da Unipar de Umuarama.

Ela abordou de forma clara a importância de conhecermos nossas emoções, sentimentos e de como podemos controlá-los diante das circunstâncias e situações que ocorrem no nosso dia-a-dia, de modo que não sejamos refém dessas emoções que podem levar à depressão.

“O nosso estado emocional pode impactar o nível de empatia que sentimos. Ou seja, muda a forma como o nosso cérebro reage à dor dos outros, bem como nossas interações sociais podem ser afetadas negativamente quando nos sentimos mal. E o humor pode influenciar nosso comportamento de várias maneiras, desde nossas escolhas alimentares - quando estamos de mau humor, por exemplo, costumamos comer de forma menos saudável -, até nossas amizades, o rendimento escolar, entre outros.

Já o cabelereiro Gabriel Tamellini e a designer de moda Beatriz Cavazin falaram da linguagem visual na estética. “É preciso que o profissional domine as diversas técnicas utilizadas na criação de uma imagem pessoal: o corte de cabelo, coloração, penteado, maquiagem. Desta forma, ele pode direcionar seu trabalho, exercendo sua habilidade e criatividade com consciência daquilo que está proporcionando ao seu cliente”, afirma Tamellini, ressaltando que a imagem que o profissional pretende criar expressará realmente a beleza e a personalidade de seu cliente.

“A beleza é criada quando o conceito transmite as qualidades da pessoa - força, criatividade, dinamismo, meiguice ou autocontrole, por exemplo - e quando a forma valoriza as características físicas positivas, expressando harmonia, a qual é criada de acordo com os princípios de estética”, completa a designer de moda.