Acadêmicas estão realizando atendimentos à comunidade em todas as UBSs de Paranavaí, às quintas-feiras, das 14h às 15h
O projeto de extensão Massagem Shantala, do curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense, Unidade de Paranavaí, está sendo realizado desde o ano passado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. A iniciativa contempla as entidades Gerando Laços de Amor e Associação de Amigos da Pastoral da Criança de Paranavaí.
Agora, com parceria também Secretária Municipal de Saúde, o projeto ganha espaço dentro das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A Shantala é uma técnica de massagem que promove o bem-estar e desenvolvimento do bebê, trazendo benefícios aos sistemas respiratório, digestório e imunológico por meio da estimulação da pele.
A coordenadora do projeto, professora Raquel Costa Machado, afirma que essa conquista é muito gratificante para o curso e os envolvidos: “É uma grande oportunidade de inserir os futuros profissionais da área no mercado de trabalho, deixando-os preparados e atualizados para atuar”, diz, ressaltando que a atuação profissional vai muito além do estético. “Temos hoje um papel marcante no aspecto social, promovendo a prevenção e os cuidados da saúde, não apenas da beleza”.
A acadêmica Aline Tetilla Pineze, do 3º ano, ressalta a importância desse projeto, visto que as pessoas assistidas raramente têm acesso a esse tipo de serviço. “É notório o interesse das mulheres em participar, já que a ação social tem trazido ótimos benefícios. Levamos conhecimento por um caminho alternativo que promove conforto e bem-estar para a mãe e criança”.
Jessyka Andressa, também acadêmica do 3º ano, acrescenta que a massagem shantala proporciona uma conexão muito forte entre o bebê, a mãe e a família. “Algumas mães relatam que, se houvessem conhecido a técnica nas gestações anteriores, teriam mais facilidade em lidar com algumas situações, como por exemplo as cólicas”.
O projeto Massagem Shantala está sendo realizado nas UBSs às quintas-feiras, das 14h às 15h.