Estudantes de Direito apresentam trabalhos em simpósio de iniciação cientifica da USP

Publicado em 23 de Outubro de 2019 às 14:00

Todos são resultados de estudos que pautam a ética no âmbito do direito

O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, participou mais uma vez do 27º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica (SIIC), evento anual promovido pela Universidade de São Paulo – USP ( em 03/10). Há seis anos a Unipar marca presença.

O evento tem como objetivo divulgar resultados de projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica, realizados por alunos da USP e de outras universidades de ensino superior do Brasil e do exterior.

Da Unipar, os projetos selecionados e expostos foram ‘A ética na advocacia’, ‘Diretórios de advogados on-line e o Código de Ética e Disciplina OAB (Ordem dos Advogados do Brasil): coexistência possível?’ e ‘A constitucionalidade da incompatibilidade do exercício da advocacia aos membros do poder judiciário’.

Os autores, acadêmicos Gabriel Trentini, Max Rocinholi e Elyon Galdino, foram orientados pelo professor Luiz Roberto Prandi, que os acompanhou nas apresentações. Ele conta que todos foram elogiados pelos professores da USP pelos temas abordados e pela competência na exposição. “Fiquei muito orgulhoso! Isso me motiva a ampliar, a cada dia, a atenção que dedico aos meus alunos”.

O orientador do trio ressalta a importância da participação dos acadêmicos em um evento desse porte, que reúne estudantes e pesquisadores de importantes instituições.

“O estímulo à participação dos acadêmicos em eventos científicos é parte fundamental dos objetivos propostos pelo curso, pois oportunidades dessa natureza contribuem para a formação de cultura científica e a interagir de forma consciente nos debates e decisões que permeiam a sociedade acadêmico-científica”, argumenta.

O estudante Gabriel Trentini diz ter aprendido muito com a experiência: “Além desse enriquecimento científico e cultural muito importante citado pelo professor, o Simpósio possibilitou a divulgação dos nossos trabalhos de pesquisa em âmbito nacional, o que se traduz em reconhecimento da credibilidade e dos valores da Unipar, que os colocam entre as melhores universidades do país”.

Para a viagem a São Paulo, professor e alunos receberam apoio financeiro da Unipar.