Estudantes de Farmácia visitam estação de tratamento de água e esgoto

Publicado em 4 de Setembro de 2024 às 17:45

Visita faz parte da vivência, na prática, do conteúdo aprendido em sala de aula e do mercado de trabalho

Os ensinamentos recebidos em sala de aula são enriquecidos, na Universidade Paranaense, por meio da experiência de visitas técnicas, onde os conhecimentos teóricos fundem-se com a prática. Esses foram os objetivos dos estudantes do curso de farmácia da Universidade Paranaense (UNIPAR), Unidade de Paranavaí (PR), em ida à Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sanepar.

A visita teve por objetivo verificar, na prática, o cuidado extremo nos procedimentos necessários para a manutenção da qualidade da água e sustentabilidade dos produtos gerados, como, por exemplo, a destinação do lodo tratado na ETE, que foi recomendado pela ONU como solução sustentável para a agricultura.

“Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar todas as etapas inerentes ao processo de tratamento de água e esgoto, assuntos que estudaram na teoria. As aulas práticas são extremamente importantes para o aprendizado do Farmacêutico Generalista, pois é neste momento que o acadêmico se depara com futuro e promissor mercado de trabalho”, destaca o professor Romir Rodrigues.

Até 2023, a Sanepar prestava serviços a 345 cidades paranaenses e a Porto União, em Santa Catarina, abastecendo 100% da população urbana com água tratada. Nesse raio, quase 80% da população têm acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Desde a sua fundação recebeu inúmeros prêmios nacionais. Em 2024, venceu o Prêmio Campeões do ODS 6, promovido pela Global Water Intelligence e pelo Global Water Leaders, principal evento corporativo do setor de água e esgoto do mundo, realizado em Londres, na Inglaterra.

A SANEPAR Paranavaí encontra-se sob a gerência regional de Heterley Ubaldo, sendo a visita foi acompanhada pelas técnicos químicos Milton Rozendo Filho e Heric Georgele Cordeiro. Na Estação de Tratamento de Água (ETA) os acadêmicos puderam evidenciar todos os processos envolvidos com percloração, floculação, decantação, filtração e armazenagem. Já na Estação de Tratamento de Esgotos foi possível visualizar os tratamentos anaeróbios, fisíco-químicos e combinados, possibilitando devolver ao emissário água com menos de 40 BPM de contaminantes.