A Língua Brasileira de Sinais faz parte do currículo pedagógico da área
Os acadêmicos do 3º ano de medicina da Unipar realizaram apresentação de música em Libras no pátio do campus da universidade, em Umuarama (PR). A ação ocorreu no final do mês de maio e foi organizada pela professora Mayara Andressa Henrique Cortonezi Marcelino, que leciona a disciplina Língua Brasileira de Sinais.
A ação destacou o encerramento das aulas e a importância do ensino da Língua no curso de medicina. A inclusão da Libras é fundamental para a promoção de atendimento médico humanizado e acessível, ao possibilitar aos estudantes de medicina a comunicação eficaz com pacientes surdos. Isso garante que recebam o mesmo padrão de atendimento e compreensão sobre suas condições de saúde.
A professora Mayara comenta que, em suas, aulas busca ensinar a linguagem formal e informal aos acadêmicos.“Os estudantes têm se empenhado. As aulas são ministradas em um formato mais descontraído, com situações hipotéticas de diálogos formais e informais na relação médico-paciente. Os estudantes aprendem uma vasta gama de vocabulários, desde o básico aos sinais específicos da área de saúde”, esclarece.
Mayara relata que“embora não seja uma exigência legal, essa inclusão demonstra um cuidado e o comprometimento com a formação integral de nossos futuros médicos. Ressalto a visão e o compromisso da nossa universidade em incluir Libras como disciplina optativa no curso de medicina”.