Avaliação aplicada pela ABEM permite autoavaliação e acompanhamento da evolução acadêmica dos alunos durante a graduação
Na última quarta (23), mais de 800 alunos do curso de medicina da Universidade Paranaense (Unipar), realizaram o Teste de Progresso. A avaliação ocorreu no formato online, pela plataforma da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), nos Campi Sede e III, em Umuarama. A prova teve como objetivo medir o progresso dos estudantes nas competências adquiridas ao longo da formação e abordou questões distribuídas em seis áreas fundamentais da medicina.
O Teste de Progresso é uma avaliação institucional e formativa, utilizada por diversas universidades brasileiras, para monitorar a qualidade do ensino médico. Composto por 120 questões e duração de quatro horas, o exame contempla temas de ginecologia, obstetrícia, clínica médica, ciências básicas, entre outros. Esse consórcio de universidades permite que cada estudante analise sua evolução acadêmica de forma contínua, embora a participação seja opcional.
A prova é uma forma em que os estudantes veem no teste uma oportunidade para acompanhar o próprio desenvolvimento ao longo dos seis anos de graduação. Segundo o professor Nelton Anderson Bespalez Corrêa, responsável pela aplicação do exame, a iniciativa oferece uma visão ampla da formação. “O teste de progresso da ABEM é de extrema importância para o aluno saber a sua evolução durante a graduação do curso de medicina. Então o estudante tem condições de fazer uma autoavaliação anual e depois do progresso total durante a graduação”, comenta.
A Unipar é uma das 220 instituições de ensino que participam do Teste de Progresso, com mais de 146 mil estudantes em todo o Brasil realizando a prova anualmente.
Última atualização em 30 de Outubro de 2024 às 22:07