Estudantes de Pedagogia e Enfermagem participam da Semana do Autismo

Publicado em 26 de Abril de 2019 às 16:00

Conscientização e inclusão foram focos do evento, que contou com várias ações interativas

A Universidade Paranaense – Unipar marcou presença na Semana de Conscientização e Inclusão do Autismo, promovida pela Secretaria Municipal da Educação e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Guaíra (de 01 a 05/04).

O encontro teve por objetivo informar e conscientizar as pessoas sobre a condição autista. O autismo é um transtorno de desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamentos do indivíduo.

Representada pelos cursos de Pedagogia e Enfermagem, a Unipar colaborou em várias atividades interativas. Houve palestras e passeata. Em atividade de rua, crianças receberam pintura de rosto e participaram de brincadeiras, monitoradas por acadêmicos.

A palestra realizada em LIBRAS aconteceu no anfiteatro do Câmpus, com apoio também da Escola Mário Luiz e outras instituições do município. O tom azul prevaleceu na decoração do ambiente, chamando a atenção. Os participantes receberam lacinhos azuis e folders sobre o autismo.

Para o coordenador do curso de Pedagogia, José Ricardo Skolmovski, o evento se traduziu numa oportunidade para a comunidade refletir sobre posturas e reinventar-se em uma proposta inclusiva e acolhedora. “A parceria foi um sucesso! A participação ativa dos acadêmicos deu maior brilho e calor humano às atividades! A Semana foi produtiva e recheada de aprendizados”, orgulha-se o professor.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Daniele Garcia de Almeida, concorda com o colega. “Apoiar esse trabalho nos sensibiliza e nos motiva a ajudar os familiares, pois o autista tem que ser tratado com respeito, observando suas particularidades; é um ato de amor para com o próximo”, destaca.

Também prestigiaram a Semana a diretora de Educação Especial, professora Elianara Falci, e as professoras de seu departamento, Ana Lúcia Albuquerque e Cássia Cassiane de Oliveira Menezes.