Dinâmica propôs aos alunos que colocassem vendas nos olhos ou andassem em cadeiras de rodas e muletas
O curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, promoveu dinâmica que inseriu os estudantes do terceiro ano em um universo bem diferente. Eles foram desafiados a vivenciar as dificuldades que um portador de necessidades especiais passa no seu dia a dia.
Usando cadeiras de rodas, vendas, muletas e bengalas, os alunos tiveram que se locomover com seus movimentos limitados, para que passassem as mesmas restrições que cadeirantes, deficientes visuais e pessoas dependentes de muletas passam diariamente em ambientes fechados ou abertos.
“Fizemos isto para que nossos futuros engenheiros entendessem como a angulação de uma rampa ou sinalização podotátil podem auxiliar na locomoção”, explica a professora da disciplina de Projeto Arquitetônico, Dariane Virgens, que propôs o desafio, com auxílio da Laboratorista, Luciele Oliveira.
Após a lição, eles aproveitaram para tirar dúvidas referentes à disciplina e como sua futura profissão pode contribuir para a melhoria de vida das pessoas com dificiência.
Segundo a professora, ações como esta são de grande valia para a aprendizagem. “No sentido de conscientização, entendemos a importância do exercício para a formação acadêmica e a vida pessoal, pois mostramos a eles a responsabilidade da profissão que irão exercer”.