Ministrado pelo juiz Marcelo Bertassi, evento reuniu estudantes de todas as séries do curso de Direito
Cumprindo sua premissa de ir além do conhecimento teórico, o curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, ao longo do ano desenvolve uma série de atividades extracurriculares, que proporcionam aos acadêmicos a oportunidade de debater assuntos importantes para a formação profissional.
Atrelado a este objetivo, recentemente promoveu o curso ‘Ética na Advocacia’, com participação de estudantes de todas as turmas. Sob coordenação da professora Dorita Hasse, o curso foi ministrado pelo juiz de direito da 2º Vara Cível de Umuarama, Marcelo Bertasso.
Ele, que é autor do livro ‘Praticando a Sentença Cível’, focou sua explanação no tema ‘A ética na relação entre juízes e advogados’, mas também dedicou alguns momentos para expor suas experiências bem-sucedidas no magistrado, estimulando os acadêmicos da Unipar a buscarem uma carreira de sucesso.
Segundo a professora, o curso foi marcado por muita reflexão: “Nossa preocupação foi levar o estudante a entender que a ética é importante não só no ambiente de trabalho, mas na vida, no cotidiano, nas convivências como uma engrenagem da sociedade”.
Ela diz que a proposta dessa atividade extracurricular foi a de oportunizar os estudantes a ampliarem o saber nos fundamentos da ética “para se transformarem em cidadãos melhores, com princípios morais e éticos que os auxiliem na sua formação profissional e nas relações sociais”.
Foi o que também destacou o coordenador do curso, professor Valdecir Pagani, ao abrir os trabalhos: “A ética deve ser exercida em todas as atividades sociais, pois sabemos que a falta de ética pode gerar vários conflitos, especialmente na política e no direito, o que justifica a realização do curso”.