Ex-aluna de Direito é aprovada em concurso dos Tribunais de Justiça do Ceará e São Paulo

Publicado em 10 de Março de 2020 às 16:00

Renata Esser de Souza também foi professora do curso da Unipar

Compromisso com o curso e a futura carreira, dedicação e envolvimento para fazer valer a pena a escolha feita pela profissão, aproveitando todas as oportunidades ofertadas. Esses foram os pensamentos levados por Renata Esser de Souza durante os cinco anos que passou nas salas de aula do curso de Direito da Universidade Paranaense, Unidade de Toledo. E o resultado de tanto esforço foi a aprovação em concursos públicos. A ex-aluna, que também foi professora do curso da Unipar, foi aprovada no concurso dos Tribunais de Justiça dos Estados de São Paulo e Ceará.

A solenidade de posse ocorreu no mês passado em Fortaleza/CE, onde a nova magistrada está fazendo curso de formação. “Mesmo tendo sido nomeada para a comarca de Jijoca, em Jericoacoara/CE, resolvi exercer minha profissão no Tribunal de São Paulo, onde no dia 7 de abril serei nomeada juíza substituta da circunscrição judiciária da cidade de Presidente Prudente. Tomei esta decisão para ficar mais perto da minha família, que reside em Assis Chateaubriand/PR”, afirma a ex-aluna.

Para chegar até aqui, a trajetória da juíza não foi fácil. Segundo ela, no concurso de São Paulo mais de 23 mil candidatos se inscreveram e apenas 86 foram aprovados. “Ingressei no curso de Direito da Unipar no ano de 2006, já com a intenção de fazer concurso público para a carreira da magistratura, um sonho que tinha desde a infância. Fui beneficiária do FIES, tendo em vista que meus pais não possuíam condições financeiras. Então, dediquei-me bastante durante a graduação e, em 2009, quando estava no 4º ano, fui aprovada no concurso para técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Paraná”, conta orgulhosa a ex-aluna, afirmando que tanto esforço lhe rendeu o certificado de laureada da turma, com a maior média de notas.

E antes mesmo do término da graduação, ela também foi aprovada no exame da OAB. Assim que se formou, Renata foi empossada como técnica judiciária na comarca de Assis Chateaubriand/PR, onde atuou também como assessora de juiz. Não satisfeita, em 2014, após um teste seletivo, ingressou no quadro de professores da Unipar, para lecionar as matérias de Direito Penal I e Processo Penal II.

“Lecionar na Unipar foi a realização de um sonho, pois, durante a graduação, sempre admirei muito os meus professores e queria, um dia, ser como eles. Foi uma experiência única, de muito aprendizado e responsabilidades, mas que durou pouco tempo, pois, ao final de 2014, pedi o meu desligamento para poder me dedicar aos estudos e ir em busca da realização do sonho da magistratura”, relata.

E a ex-aluna conseguiu. Depois de muita dedicação e esforço, horas diárias de estudo e de participar de concursos em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná, ela foi aprovada nos concursos para juiz de Direito dos Tribunais de Justiça de Mato Grosso, São Paulo e Ceará, este último com a maior nota na sentença criminal (9,7) e a segunda maior nota na prova oral (9,88).

Para aqueles que pretendem chegar aonde ela chegou, a magistrada dá um conselho. “Os concursos estão cada vez mais difíceis e concorridos. Portanto, a preparação deve começar ainda na graduação, sendo de fundamental importância a dedicação máxima aos estudos, persistência, disciplina e abdicação”.

 

Qualidade do curso da Unipar

A ex-aluna Renata Esser de Souza faz questão de atribuir à Unipar grande parte do seu sucesso profissional. “Desde que me formei, sempre recomendei o curso da Unipar a todos que manifestam a vontade de fazer graduação em Direito. A excelência no ensino e a qualidade/preparo do corpo docente são fatores diferenciais. Foi na Instituição que construí a base que me proporcionou a realização do sonho de ingressar na carreira da magistratura. Garanto que o curso é da melhor qualidade, tem professores excelentes e comprometidos com o ensino, formando grandes profissionais”.

Na opinião do coordenador do curso, professor Daniel Beal, o sucesso de ex-alunos na carreira profissional reflete a excelência da graduação. “Nos sentimos orgulhosos pelo ótimo desempenho de nossos acadêmicos. Conquistas como essas demonstram a qualidade da Unipar e do nosso curso na formação de profissionais que atuarão nas mais diversas carreiras jurídicas. Refletem o trabalho sério do corpo docente da Instituição e o compromisso dos alunos para melhor aproveitamento dos conteúdos transmitidos durante toda a graduação”, afirma Beal, enfatizando a alegria com os resultados expressivos da ex-aluna.

“A vitória da Renata é um grande estímulo e incentivo para todos os estudantes da Unipar, que também poderão trilhar o caminho do triunfo na profissão que escolheram. Com esforço, dedicação e disciplina nos estudos é possível alcançar o resultado almejado”.