Ex-alunos de Arquitetura e Engenharia contam trajetória profissional em Fórum

Publicado em 12 de Junho de 2019 às 16:00

Além dos egressos, evento recebeu Silvio Wille, que falou sobre motivação e planejamento de carreira já na graduação

Compartilhar experiências, falar dos desafios da carreira, incentivar os futuros profissionais foi o foco do Fórum de Egressos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel.

Evento contou com a presença de ex-alunos, que estão engajados e atuam em áreas diversas. Com a palavra estiveram os engenheiros Leandro Specia, Márcio Parizotto e Lucas Binati, e os arquitetos Lissandra Gil Juchen, Maycon Meyer, Fernando Melchior e Deborah Paciornik, que coordena o curso na Unidade.

Aproveitando o ensejo, foi convidado de Curitiba o engenheiro civil e administrador de empresas, Silvio Wille, que abordou o tema motivação e planejamento de carreira. Sua discussão teve por objetivo fazer os alunos identificarem a quantidade de ações que podem tomar durante a graduação que podem potencializar a carreira depois. Uma das sinalizações foi usar a sala de aula para treinar uma apresentação, ao invés de se esconder.

Também argumentou que existem muitas preocupações em relação à ausência de oferta de estágio na área, contudo, pontuou que há muitas outras oportunidades: “Existem trabalhos voluntários que precisam da experiência de arquitetos e engenheiros, existem programas de intercâmbio de trabalho no Brasil e fora, existem atividades na academia, como o Escritório Modelo da Universidade, que pude conhecer hoje”.

Outra orientação aos acadêmicos foi para a importância de criar sua marca durante o período da Universidade, se comportando como uma pessoa responsável, pois, se observar atitudes ao redor certamente tem colegas que você contrataria para trabalhar com você e outros que você não quer ver perto. “Todos os dias você constrói ou destrói sua marca”, frisou.

Wille citou, ainda, instrumentos que auxiliam no desenvolvimento da marca pessoal, como o Linkedin, que já se pode trabalhar informações adequadas sobre o trabalho realizado. Disse também: “O profissional liberal não busca emprego, busca trabalho, busca possibilidades de crescimento”.