Farmácia da Partilha celebra 25 anos de história

Publicado em 13 de Julho de 2021 às 11:00

Missa da matriz presta homenagem às bodas de prata do projeto que é sinônimo de responsabilidade social e aprendizado

A Farmácia da Partilha – projeto de extensão do curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, em parceria com a Igreja São Francisco de Assis – está completando 25 anos de história.

No domingo (11), durante a missa da Matriz, as bodas de prata do projeto foram lembradas, bem como a sua importância para a comunidade de Umuarama e região.

A Farmácia da Partilha faz a distribuição gratuita de medicamentos à comunidade carente atendida pelo SUS, presta atendimentos ligados à consulta farmacêutica e ainda funciona como campo de estágio para acadêmicos do curso de Farmácia.

O projeto teve início em 1996 e foi idealizado pelo Frei Daniel Heinzen, que também participou da missa celebrativa. A Unipar somou forças à ideia, contribuindo com o bom funcionamento dos atendimentos e correta dispensação de medicamentos.

A Farmácia recebe medicamentos através de doações espontâneas da comunidade, campanhas acadêmicas e/ou sociais, doação de medicamentos da classe médica, penas alternativas do Juizado Especial Criminal, e aquisição de medicamentos pela Paróquia São Francisco de Assis.

Todos os pacientes são atendidos gratuitamente com receita médica do SUS ou da Prefeitura Municipal de Umuarama. Eles são cadastrados com comprovação da situação socioeconômica e para posterior acompanhamento farmacoterapêutico.

Participaram da missa, o professor Emerson Botelho Lourenço, que coordenou as atividades da Farmácia por 10 anos e na ocasião representou a Reitoria, a diretora geral da Unipar Sede, professora Fernanda Velásquez, o atual coordenador do projeto, professor Nelton Bespalez Corrêa e a Responsável Técnica, a farmacêutica Márcia Inoue Corrêa.

NÚMEROS

Atualmente, a Farmácia da Partilha atende ao mês em média 870 pacientes, com a dispensação de cerca de 49 mil medicamentos. Doze estagiários por semana atuam na farmácia com a devida supervisão.

Nesses 25 anos de existência, a Farmácia da Partilha contabilizou o atendimento a 180 mil pessoas, 70 milhões de medicamentos dispensados e 5 mil estagiários passaram pelo projeto.