Feira de Saúde aproxima futuros enfermeiros da comunidade

Publicado em 10 de Maio de 2024 às 09:33

Evento faz parte da Semana da Enfermagem da unidade de Umuarama

Quem circulou ontem, 9 de maio, pela Universidade Paranaense – Unipar se surpreendeu com bonecos com sonda, óleos essenciais, pernas plástico com feridas e outras novidades inusitadas. Os acadêmicos do curso de Enfermagem compartilharam conhecimento com os visitantes da Feira da Saúde, realizada no Campus Sede, em Umuarama (PR). Passaram pelas estações temáticas estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino, alunos de cursos técnicos, enfermeiros e demais interessados. A iniciativa faz parte da programação da Semana da Enfermagem, que teve início no dia 6 e termina nesta sexta-feira (10).

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Katia Biagio, o contato com a comunidade é fundamental para a formação dos futuros enfermeiros. “ Os motiva para a educação em saúde, que faz parte da profissão, voltada ao cuidado com as pessoas”, lembra. Além de receber informações, quem passou pelo evento pode participar de oficinas, como a de reanimação cardiopulmonar.

Maria Luiza Francisco, acadêmica do 3º ano de Enfermagem da Unipar, sabe bem como o aprendizado e a proximidade com o paciente fazem a diferença no exercício da profissão. Ela, que estava caracterizada como Florence Nightingale, precursora da Enfermagem Mundial, quer se especializar em cuidados paliativos. “A área oferece diversas possibilidades de atuação. Na Semana, aprendi sobre campos que não conhecia, como o aeromédico”, disse. Nele, o enfermeiro acompanha o paciente desde a chegada à aeronave, com infraestrutura de UTI, até o hospital que irá recebê-lo.

12 de maio – A Semana da Enfermagem da Unipar faz parte da comemoração e homenagem ao Dia do Enfermeiro, celebrado no dia 12 deste mês. A coordenação do curso de Enfermagem, unidade de Umuarama, juntamente com professores, enfermeiros e alunos, estão à frente da iniciativa, voltada ao olhar para os caminhos da profissão, promoção do aprendizado e valorização da área.

Última atualização em 10 de Maio de 2024 às 11:51