Há opções de financiamento a juro zero
Estão abertas, a partir desta terça-feira (26/01), as inscrições para o Fies [ Fundo de Financiamento Estudantil] para o primeiro semestre de 2021. São 93 mil vagas disponibilizadas para todo o Brasil para as instituições de ensino superior.
Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010, e tenha obtido média igual ou superior a 450 pontos e que não tenha zerado a redação. Também é necessário possuir renda per capita mensal de até 3 (três) salários mínimos. Nesta edição o MEC não vai utilizar as notas do Enem 2020.
As inscrições devem ser feitas pelo site [http://portalfies.mec.gov.br/] até as 23h59 do dia 29 de janeiro.
Modalidades
O Fies oferece duas modalidades. A primeira é financiamento a juro zero para os estudantes que tiverem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda.
A segunda é a denominada P-Fies, com juros variáveis, e é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou seja, aqueles que têm bolsa de 50% da mensalidade, poderão participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.
Cronograma
Inscrições: de 26 de janeiro até as 23h59 de 29 de janeiro.
Resultado: 2 de fevereiro.
Candidatos pré-selecionados terão entre os dias 3 e 5 de fevereiro para complementar a inscrição.
Lista de espera: 3 de fevereiro a 18 de março.