Fórum de Egressos de Educação Física aborda o tema Saúde Mental

Publicado em 16 de Outubro de 2019 às 17:00

A importância dos cuidados com a saúde mental dos profissionais da área foi um dos assuntos discutidos

Capacitação e interação marcaram o Fórum do Egressos do curso de Educação Física da Universidade Paranaense, Unidade de Toledo. O evento reuniu acadêmicos, profissionais da área e ex-alunos para dialogar sobre Saúde Mental (em 10/10).

A palestra foi ministrada pela diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Baretta, que destacou a importância dos cuidados com a saúde mental do educador físico. Segundo ela, a Resolução do CONFEF (Conselho Federal se Educação Física) no 230/2012 trata sobre a especialidade profissional em Educação Física também na área de Saúde Mental.

“É o educador atuando com a prática da atividade física para ajudar a melhorar a saúde mental dos pacientes, pois o exercício libera mais prazer, diminui a ansiedade e garante mais equilíbrio físico e psicológico”, explica, ressaltando que poucos educadores físicos atuam com transtornos mentais, tornando um campo profissional a ser explorado, detalhe que chamou a atenção dos alunos e profissionais.

“É sempre bom esses eventos para nos mantermos atualizados sobre o mercado de trabalho. Nossa área é muito ampla e saber as tendências é importante”, afirma o aluno do curso, Valdinei Marcos de Carvalho, que já tem a licenciatura e agora está terminando o bacharelado.

Integração

O aluno também ressalta outro objetivo do Fórum, que é a integração. “É um momento para os formandos, profissionais e alunos de todos os anos se encontrarem; e essa troca de experiências é muito interessante. Isso ajuda a conhecermos os campos de atuação e exercermos melhor nossas funções”.

Além desses objetivos, o coordenador do curso, professor Robson Recalcatti, revela que o Fórum complementa a carga horária e os conteúdos. “São conhecimentos diferentes daqueles abordados nas disciplinas. Portando, é uma atividade fundamental na formação dos nossos futuros profissionais”.