Fórum dos Egressos de Sistemas de Informação debate tendências tecnológicas

Publicado em 2 de Abril de 2025 às 17:13

A palestra proporcionou debates sobre as principais tendências tecnológicas e os desafios e oportunidades que surgem no setor

O curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense, campus de Paranavaí, realizou a 1ª edição do Fórum dos Egressos. O encontro ocorreu no dia 20 de março no Anfiteatro da unidade. Com o tema "Inspire Futuras Gerações", o evento reuniu alunos do curso, egressos e profissionais da área para discussões sobre tecnologia e mercado de trabalho.

O Fórum teve como objetivo proporcionar aos participantes uma visão sobre as principais tendências tecnológicas e os desafios e oportunidades que surgem no setor. A palestra principal foi ministrada pelo egresso Juan Manuel Bonomi Garay, que trabalha como Cloud Architect no Santander em Portugal. Intitulada "Tendências e Oportunidades em Tecnologia: O Que Esperar do Futuro?", a apresentação abordou perspectivas do setor, infraestrutura de nuvem e segurança de dados.

Juan compartilhou sua trajetória profissional desde a graduação em Sistemas de Informação pela Unipar em 2004, até sua atuação em empresas como BRQ/BNDES, Bradesco Seguros, eWave do Brasil e Santander, além de projetos para Tribunais Regionais do Trabalho e Correios de Portugal (CTT). Ele destacou a importância da constante adaptação às novas tecnologias e da busca contínua por conhecimento para se manter relevante em um mercado de trabalho em constante transformação.

O evento contou com um bate-papo intermediado pelo professor Jaime William Dias, com participação de Gustavo Rosolin, também egresso do curso. O debate abordou temas como motivação, formação acadêmica, especializações, certificações, mercado internacional e a relevância das soft skills e liderança no setor de tecnologia.

Durante a conversa, Gustavo e Juan discutiram como a capacidade de se adaptar às mudanças rápidas do mercado e de trabalhar com equipes diversas tem sido crucial para o sucesso em suas respectivas carreiras internacionais. O debate também incluiu reflexões sobre como o ambiente corporativo global está se transformando, com destaque na importância da colaboração intercultural e do desenvolvimento contínuo.