É a primeira turma e ela já está se habituando com todas as práticas e atividades que o curso proporciona
Nesta semana os acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão tiveram seu primeiro contato com a fisioterapia aquática. Eles vivenciaram uma aula prática, com o objetivo de aprender como é uma atividade terapêutica realizada em piscina aquecida.
O curso de Fisioterapia, na modalidade presencial, teve início neste ano de 2022. É a primeira turma e ela já está se habituando com todas as práticas e atividades que o curso proporciona.
A coordenadora do curso, professora Indiomara Baratto, diz que a atividade desenvolvida utiliza os benefícios e efeitos físicos e fisiológicos da água (flutuação e pressão hidrostática) no processo de reabilitação. “E de fato é extremamente necessário este conhecimento e vivência por parte dos acadêmicos”, sinalizou.
Para a fisioterapeuta e professora Ana Clara Massarollo, que faz parte do corpo docente do curso, “a fisioterapia aquática proporciona diversos benefícios, como facilitar os movimentos articulares com a redução da força gravitacional, promover o relaxamento muscular, reduzir a sensibilidade à dor, minimizar espasmos musculares, melhorar a circulação periférica, melhorar a consciência corporal, aumentar o gasto enérgico com exercícios aeróbios, e assim por diante”.
A professora Indiomara lembra que a Unipar, neste ano de 2022, oferta o Vestibular de Inverno, sendo possível fazer a inscrição e iniciar a graduação em Fisioterapia ainda no segundo semestre.