Professora da Unipar classifica o trabalho ligado à alimentação e nutrição como tendência em alta
O mercado de trabalho passou por importantes turbulências desde o início da pandemia, forçando muitos brasileiros que ficaram desempregados a experimentarem o que se conhece como “empreendedorismo por necessidade”.
Pesquisa realizada pelo Sebrae verificou um aumento importante no primeiro semestre de 2021, na abertura de micro e pequenas empresas no país, o número mais alto registrado desde 2015.
Somente em 2021, foram cerca de 2,1 milhões de novos negócios, crescimento de 35% em comparação ao mesmo período em 2020. A pesquisa ainda indica quais são os cinco nichos de mercado que podem ser excelentes alternativas para quem quer empreender em 2022: Infoprodutos, produtos artesanais, pet, estética e alimentação.
Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, a professora e nutricionista Indiomara Baratto, as pessoas demonstram cada vez menos tempo ou disposição para cozinhar, de modo que trabalhar com alimentação e nutrição é uma tendência sempre em alta.
Trabalhar com comida exige cuidado, higiene, segurança alimentar e nutricional, demonstrando a importância do profissional nutricionista. Espera-se para este ano de 2022 um crescimento importante na área de confeitaria e confeitaria saudável, vegetarianismo e veganismo e ainda, produtos congelados, ou seja, preparação de alimentos saudáveis sob o ponto de vista nutricional, o que facilita o consumidor a realizar suas refeições com qualidade e de forma prática.
— Indiomara Baratto
A nutricionista destaca, ainda, que o curso de Nutrição é uma excelente opção para quem quiser se especializar na área de alimentação. A Unipar conta com o curso de Nutrição há 17 anos, entregando ao mercado de trabalho profissionais capacitados e prontos para atuar nas mais diferenciadas áreas: nutrição clínica, nutrição estética, nutrição oncológica, nutrição esportiva, indústria de alimentos, saúde coletiva, gastronomia, marketing em alimentação, consultoria nutricional, entre outros.
Para a professora, a atuação do nutricionista é bastante destacada no mercado de trabalho, tem seu espaço garantido em diferentes setores, sendo com toda certeza uma área que só crescerá mais com o passar dos anos, pois a busca está cada vez maior por uma alimentação equilibrada e saudável.