Acadêmicos realizaram ações de acolhimento e apoio à comunidade acadêmica
Durante o mês de setembro, os alunos do 3º ano do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão promoveram uma série de atividades para conscientização sobre o suicídio. As ações foram coordenadas pela professora Géssica Tuani Teixeira, que ministra a disciplina de Saúde Mental e Psiquiatria I, e fizeram parte da campanha nacional Setembro Amarelo.
Neste contexto, o profissional enfermeiro tem um papel indispensável, pois é ele quem recebe e acolhe o paciente.
As dinâmicas envolveram a turma, os professores e o público acadêmico em geral. Entre as atividades realizadas, estavam a distribuição de mensagens positivas, acolhimento de colegas com recados de incentivo e cuidado à saúde mental, recepção da comunidade acadêmica, construção de redes de apoio e distribuição de abraços.
“Eu costumo dizer que ser professora universitária é a minha motivação porque acredito no poder que meus alunos têm de construir um espaço cada vez mais humanizado e de qualidade para atender aqueles que precisam do nosso trabalho e no âmbito da saúde mental, tal público está em constante crescimento”, disse Géssica.
A professora contou que todos os anos provoca a turma que vivencia a disciplina de Saúde Mental para atuar neste cenário, deixando que eles mesmos planejem e executem atividades que cheguem de fato até os jovens.
As atividades foram bem recebidas pela comunidade acadêmica. “Fui surpreendida positivamente pela maneira como nossos alunos foram engajados e trabalharam em equipe. A sensibilidade foi tamanha, que eles melhoraram seus relacionamentos em sala de aula”, relatou a professora. Conforme disse, os alunos foram além, realizaram parcerias com o curso de Estética e Cosmética proporcionando massagens relaxantes, maquiagens e cuidados pessoais para os demais futuros enfermeiros, entre outras coisas.
A professora ainda comentou que o meio acadêmico deve ser espaço de acolhida e de compartilhamento de sentimentos, experiências e pensamentos, possibilitando aos alunos, um ambiente que seja de fato, parte fundamental da sua formação, inclusive emocional e social. “Os alunos do terceiro ano do curso de enfermagem da Unipar demonstraram imenso carinho em atuar fazendo a diferença para o nosso meio acadêmico e, por vezes, em muitas famílias”.
Na última sexta-feira, dia 29 de setembro, o curso proporcionou uma caminhada até o centro da cidade, entregando mensagens e chocolates e incentivando as práticas de cuidado com o próximo, empatia e humanização.