Prefeito Cleber Fontana assinou documento formalizando a adesão do município ao chamamento público (edital) para receber o curso de medicina
O município de Francisco Beltrão fez a adesão oficial ao chamamento público para o novo curso de medicina. O termo de adesão da prefeitura e da Universidade Paranaense - Unipar foi assinado na sala de reuniões da prefeitura, na manhã de segunda-feira, 20, com a participação do prefeito Cleber Fontana, do diretor da unidade local da universidade, professor Claudemir José de Souza, do secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin, juntamente com integrantes da equipe administrativa da secretaria e diversos vereadores.
O Governo Federal lançou novo edital no dia 4 de outubro, prevendo 95 novos cursos de medicina em todo o país. Só no Paraná são quatro novos. As regionais de saúde consideradas aptas a receber o curso são Francisco Beltrão, Paranavaí, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Jacarezinho, Ivaiporã e Apucarana.
“É mais um momento importante e relevante para o nosso município. É preciso valorizar mais este pleito que deve resultar nesta importante conquista, em especial para as áreas de saúde e de educação”, disse o prefeito Cleber Fontana. Também parabenizou o diretor Claudemir, bem como as lideranças políticas e entidades envolvidas no pleito, considerado de suma importância para todo o Sudoeste.
“Com este curso em Beltrão mais pessoas da região terão a oportunidade de se formar e permanecer no Sudoeste, atendendo à população”, disse o diretor Claudemir. Mais uma vez agradeceu a colaboração da prefeitura, bem como toda a estrutura da saúde, deputados Zeca Dirceu, Ademar Traiano, Luciana Rafagnin e Wilmar Reichembach, Amsop, Associação Empresarial (Acefb), 8ª Regional de Saúde e demais segmentos envolvidos.
O novo curso de medicina vai ofertar 60 vagas. O chamamento público para a escolha da instituição deve ser concluído até meados de 2024 e o início das aulas está previsto para 2025. Se Beltrão for a escolhida pelo Ministério da Educação, passará a contar com dois cursos de medicina, pois a Unioeste já possui. “São poucas cidades no Brasil na faixa dos 100 mil habitantes com curso de medicina e seremos destaque nacional com dois cursos nesta área”, enfatiza Claudemir.
Participaram do ato de assinatura as seguintes autoridades:
Prefeito Cleber Fontana; professor Claudemir José de Souza, diretor da Unipar; vereadores Júnior Nesi (vice-presidente da Câmara), Dile Tonello, Jean Emiliano, Oberdan Saretta, Quintino Girardi, Ronaldo Bizotto e Silmar Gallina; secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin, juntamente com a médica Eveline de Fabris Nicolaou, Raquel Lautert e Bruna Biezus, da equipe administrativa da secretaria.