Por ser um alimento rico em fibras, o consumo do pinhão pode trazer diversos benefícios, como prevenir doenças intestinais
O inverno começa oficialmente no Brasil em 21 de junho, mas as temperaturas na região Sul já caíram bastante. Uma iguaria que não pode faltar nesta época do ano é o pinhão. E quem vai ao supermercado percebeu que o produto já está disponível há algumas semanas.
No passado, o pinhão fazia parte da alimentação dos indígenas, hoje seu consumo está relacionado aos dias frios, ao aconchego com a família e às festas na região Sul. “Somos habituados ao consumo cozido e/ou assado, mas existem várias receitas que podemos fazer com o pinhão, deixando assim a preparação mais saudável e com aquele sabor peculiar e único do alimento”, recomenda a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, professora Indiomara Baratto.
Segundo ela, em termos nutricionais, o pinhão apresenta grande potencial, porém pouco divulgado. Essa semente é rica em calorias, apresenta boa quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras, é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio, com destaque especial também para quantidade de potássio.
Ainda no pinhão, são encontrados os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9), que contribuem para a redução do colesterol no sangue, auxiliando assim na prevenção de doenças cardiovasculares.
Por ser rico em fibras (solúveis e insolúveis), o consumo do pinhão pode trazer diversos benefícios, como prevenir doenças intestinais. O amido presente na semente tem se destacado por ser constituído de amido resistente, estes compostos são considerados prebióticos, ou seja, estimulam a proliferação das bactérias benéficas no intestino.
Risoto de Pinhão
Ingredientes:
250g de pinhão cozido e processado
100g de manteiga sem sal
½ unidade de cebola cortada em pedaços
250g de arroz arbóreo
60ml de vinho branco
1L de caldo de legumes (não industrializado) (opcional)
2 colheres de sopa de queijo ralado
Sal, açafrão, cheiro verde e pimenta a gosto.
Modo de preparo
Cozinhe o pinhão, descasque ainda quente, reserve uma parte para decorar o prato. Passe o restante no processador, liquidificador ou pique em pedaços pequenos, não moer por completo. Em uma panela, fogo médio, coloque a metade da manteiga, quando estiver quente, coloque a cebola, quando ela murchar, acrescente o arroz e frite por alguns segundos, logo em seguida coloque o vinho e mexa sem parar até sua total evaporação. Aos poucos adicione o caldo de legumes ou água até que o arroz esteja na metade do cozimento (8 a 10 minutos), acrescente o pinhão processado e continue adicionando o caldo ou a água para cozimento, sempre aos poucos, o arroz arbóreo normalmente está pronto em 20 minutos. Depois ajuste os temperos, coloque o queijo, acrescente o restante da manteiga e mexa bem. Bom apetite.