Alunos puderam aperfeiçoar o aprendizado teórico de sala de aula
A turma da pós-graduação em Unidade de Terapia Intensiva e Urgência e Emergência da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão fez visita técnica à Clínica de Terapia Renal. Os alunos foram recebidos e orientados pela egressa, enfermeira Jenyffer Patrícia Macagnan, que atualmente é a responsável técnica do local, onde já atua há sete anos.
Durante a visita foi possível conhecer os procedimentos, rotinas, infraestrutura e refletir sobre a atuação de enfermagem ao paciente renal.
A aluna Bianca de Lima Piola, egressa da graduação e aluna da pós, disse que a visita possibilitou outra visão para a prática profissional quanto aos pacientes renais, “pois foi possível compreender todo processo, procedimentos que são realizados, o extremo cuidado com os dispositivos invasivos, as possíveis intercorrências e perceber que é através destes detalhes que a atenção para os pacientes vai se moldando. Este campo da hemodiálise às vezes está muito distante da nossa prática profissional no dia a dia, conhecer melhor esta área, agregou muito conhecimento”.
Já para a enfermeira Sayuri Fogaça, também aluna da pós-graduação, a visita foi importante para entender a logística e a demanda da instituição, além da importância do tratamento, a duração da sessão, o manuseio dos cateteres e fístulas, o apoio, os cuidados e responsabilidades que os pacientes sujeitos à hemodiálise devem cumprir para um bom desempenho na condição clínica. “Fomos orientados quanto as técnicas de preparo do paciente, as condições clínicas avaliadas, orientações pré e pós hemodiálise e o funcionamento dos aparelhos, desde o início da sessão até o término. Conhecemos também o reservatório de água e como é realizado o tratamento dela até chegar ao paciente. Diante disso, e após alguns relatos, pude compreender a importância que o profissional dessa área deve possuir para avaliar adequadamente o quadro clínico de um paciente, desde a primeira busca por um atendimento quanto ao conhecimento acerca da função renal agregada ao olhar clínico”, destacou.
A professora Franciele do Nascimento Zonta destaca que a visita técnica é um método complementar de grande relevância para formação profissional, já que permite aos alunos aperfeiçoar o que aprendem em sala de aula e aprimorar a compreensão “in loco” dos termos técnicos e conceitos observados na prática.