Francisco Beltrão: Professor da Unipar dá dicas de carreiras jurídicas para profissionais do Direito

Publicado em 21 de Fevereiro de 2022 às 13:41

Apesar da concorrência, há possibilidades de atuação pouco exploradas no mercado de trabalho

A área jurídica é um dos segmentos do mercado de trabalho que mais oferece opções de carreira. Mas como todo setor, a concorrência é bastante acirrada.

O professor Alexandre Magno Augusto Moreira, doutorando em Direito Empresarial e Cidadania e coordenador do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, salienta que existem várias opções que o profissional pode seguir. A primeira delas, a formação continuada (pós-graduação lato/stricto sensu) é um passo seguro na busca do diferencial no disputado mercado de trabalho.

A especialização em determinada área de aptidão é figura fundamental para que você dedique seu espaço no mercado de trabalho de forma individualizada, com crescimento e solidez. Porém, há questionamentos ligados à especialidade, área de atuação, concursos públicos ou atividades privadas.

— Alexandre Magno Augusto Moreira

De acordo com ele, o profissional na área do Direito é figura fundamental em várias áreas de atuação profissional conexas e até mesmo em novos cenários de mercado.

Alexandre observa que há ainda possibilidades pouco exploradas no mercado de trabalho: gestor jurídico (administrador de grandes escritórios jurídicos – com formação específica em Administração – gestão empresarial); árbitro profissional de resolução de disputas on-line (para realizar a arbitragem de conflitos on-line); assessoria e consultoria jurídica em ESG (atuação em favor de empresas na Governança Corporativa, Responsabilidade Social e Ambiental); assessoria e consultoria jurídica em privacidade e proteção de dados (em destaque a recente Lei Geral de Proteção de Dados); atuação em Direito Sistêmico (uso da constelação como exemplo para resolução de conflitos de empresas familiares); assessoria e consultoria jurídica para startups (recente advento do marco legal das startups – LC 182/2021); analista de dados jurídicos (Legal Intelligence – inteligência de negócios – transformar grandes quantidades de dados em informações para uma boa gestão; Negociador e Mediador na solução de conflitos em várias áreas do direito.

O professor faz questão de ressaltar que não se trata de áreas de atuação isoladas: todas elas demandam um elo entre outras áreas profissionais (tecnologia, administração, ciências contábeis), e exigem estudo e dedicação aos profissionais.

Portanto, o mercado requer pessoas diferenciadas, multidisciplinares, que conversam com várias áreas do conhecimento

— Alexandre Magno Augusto Moreira