Capacitação promovida pelo Projeto Transformar impulsiona debate sobre violência de gênero
No último dia 29 de junho, o Projeto Transformar, uma iniciativa conjunta dos cursos de Direito e de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão promoveu uma capacitação destinada aos magistrados e servidores da Vara Criminal de Francisco Beltrão e do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). A capacitação foi conduzida pela professora doutora Tatiane Pecoraro, juntamente com as acadêmicas Gabriela Toassi Brito, Lenuzia Pasqualli de Jesus e Renata dos S. da Cunha, do 5º ano do curso de Psicologia.
Segundo o coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Magno Augusto Moreira, com o aumento da percepção da violência contra populações vulneráveis, especialmente mulheres, perpetrada em diversas esferas da sociedade, surgiu a necessidade de compreender os fenômenos sociais, culturais, históricos e econômicos que a perpetuam, inclusive sob a perspectiva de gênero.
Nesse contexto, foi desenvolvida uma capacitação voltada para magistrados, assessores e servidores da Vara Criminal e do Cejusc, com o objetivo de criar um espaço de reflexão e diálogo sobre o tema. A Vara Criminal é responsável por analisar os pedidos de medidas protetivas de urgência resultantes da violência de gênero contra mulheres.
A capacitação contou com a presença da juíza titular da Vara Criminal, Dra. Janaina Monique Zanellato Albino, do magistrado substituto, Dr. Glaucio Francisco Moura Cruvinel, do servidor e professor Diego Canton, dos estagiários do Cejusc/Cemsu, assim como dos assessores e servidores da Vara.
Última atualização em 5 de Julho de 2023 às 13:22