É uma das novidades da instituição para 2022; área de atuação está em alta no mercado
O curso de Fisioterapia é uma das novas opções de graduação da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão para o calendário 2022. A Fisioterapia nunca esteve tão em alta, desde o início da pandemia a área tem crescido de forma importante e o mercado de trabalho busca por profissionais qualificados.
Novas opções de especialização têm surgido, deixando o mercado de atuação profissional cada vez mais amplo. O curso terá aulas no período noturno com duração de 5 anos (10 semestres). As aulas iniciam no dia 21 de fevereiro.
Embora seja considerada uma profissão nova no Brasil, a Fisioterapia já tem sua importância reconhecida em diversas áreas. Em muitos países, está sempre entre as cinco profissões mais valorizadas pelo mercado e pela sociedade.
Segundo a professora Indiomara Baratto, docente da Unipar, o fisioterapeuta é o profissional da saúde, com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (diagnóstico fisioterapêutico), à prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
A professora cita que são muitas as possibilidades de campo de atuação para o fisioterapeuta, podendo ser ele um profissional generalista ou buscar especialização para atuar em áreas específicas como: fisioterapia traumato-ortopédica, fisioterapia em terapia intensiva, fisioterapia em saúde da mulher, fisioterapia dermatofuncional, fisioterapia em gerontologia, fisioterapia neurofuncional, fisioterapia cardiovascular, fisioterapia em quiropraxia, fisioterapia em acupuntura, fisioterapia em osteopatia, fisioterapia em oncologia, fisioterapia do trabalho, fisioterapia respiratória, fisioterapia esportiva, fisioterapia aquática, práticas integrativas.
Qual a importância da Fisioterapia?
Segundo o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), a Fisioterapia é uma ciência que estuda, previne e trata distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade.
Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.