Palestras, trabalhos científicos e módulos temáticos enriquecem a experiência dos alunos
O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão realizou a Semana Acadêmica e 2º Encontro Científico entre os dias 18 e 20 de setembro. Para diferenciar do formato rotineiro, as atividades da semana foram divididas em palestra de abertura, encontro científico e módulos temáticos sobre profissões jurídicas.
No primeiro dia, o curso recebeu integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) representados pelo promotor Tiago Vacari (Ministério Público) e pelo delegado Nilmar Manfrin (Polícia Civil). Eles compartilharam conhecimentos teóricos e casos práticos no combate às organizações criminosas.
No dia seguinte, houve apresentações dos trabalhos científicos aprovados no evento. No total, foram submetidos mais de 60 trabalhos e as apresentações ocorreram em cinco grupos de trabalho, presididos por ex-alunos e professores do curso.
No último dia, foram organizados módulos temáticos sobre profissões, com atividades realizadas em dois períodos, divididos em seis salas temáticas. No primeiro horário, os alunos puderam escolher salas dedicadas ao Poder Judiciário (representado juiz Gláucio Cruvinel da comarca Francisco Beltrão), ao Ministério Público (Egídio Glauck) e à Defensoria Pública (Renato Martins e Thais Rodrigues de Lima Pereira).
No segundo horário, os alunos puderam optar por módulos temáticos sobre Polícia Civil (delegado Ricardo Moraes), Polícia Militar (policiais e bombeiros) e Deppen (Departamento de Polícia Penal).
As palestras proporcionaram aos alunos insights sobre as profissões jurídicas, permitindo-lhes amadurecer suas escolhas profissionais. Ao final da semana acadêmica, os alunos organizaram um encontro social de confraternização e integração entre os diferentes grupos do curso.
Cleide Crestani, aluna do segundo semestre, elogiou o evento: “Participamos da semana acadêmica apresentando artigos e descobrindo novidades de determinadas profissões jurídicas. As atividades foram ricas e diversificadas”, disse.
O coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Magno, reforçou a abordagem centrada no aluno: "Nossos eventos são sempre focados nos alunos e sua participação na organização e execução das atividades é livre e democrática. Nos próximos anos, desafiaremos os alunos a assumirem a organização exclusiva de tais eventos", acrescentou.