Participantes discutiram estratégias para impulsionar a inovação no município
Representantes do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) de Francisco Beltrão, juntamente com a Universidade Paranaense – Unipar e parceiros locais, reuniram-se para debater importantes temas relacionados à inovação. O encontro abordou a participação das instituições na Expobel 2024, a criação de um Parque Tecnológico, o planejamento ELI (Ecossistema Local de Inovação), entre outros assuntos.
Durante a reunião, foi destacada a relevância de promover um ambiente propício à inovação, incentivar a pesquisa e desenvolvimento, capacitar recursos humanos e atrair investimentos. Os participantes também discutiram o papel da inovação para o desenvolvimento econômico e social do município.
A Unipar esteve representada na reunião pelos professores Sérgio Fernandes e Idair Marcello, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Na ocasião, foi apresentado o novo coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), o professor Fábio Taffe, que também integrará o CMCTI.
Segundo o professor Marcello, a participação nas reuniões é de extrema importância para os cursos da área de negócios, pois permite o acompanhamento das tendências no cenário econômico e a adaptação dos currículos dos cursos para atender essas mudanças, visando capacitar os alunos para se tornarem profissionais bem-sucedidos.
O CMCTI é um órgão consultivo e deliberativo da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, cuja missão é impulsionar a ciência, tecnologia e inovação no município. Composto por representantes da Prefeitura, empresas, instituições de ensino e pesquisa, o conselho tem como objetivo fomentar a criação de produtos, processos e serviços inovadores, essenciais para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.