Joice Chiareto investiu em mestrado e doutorado e hoje orgulha-se da trajetória bem-sucedida que vem construindo
Dez anos se passaram desde que Joice Chiareto comemorou o diploma de bacharel em Administração pela Universidade Paranaense, primeiro grande e decisivo passo que a levaria para uma trajetória acadêmica de sucesso. Como todo bom aluno, ela sabia que teria que prosseguir os estudos para atingir suas metas.
E assim fez: “Eu me formei em 2010 e já no início de 2011 fiz um curso de inglês instrumental com o objetivo de atingir a nota mínima no Teste Anpad, que é um exame de proficiência necessário para ingressar em grande parte dos cursos de pós-graduação stricto sensu de Administração; o teste envolve vários temas, mas inglês era o que eu precisava de mais auxílio”.
Também em 2011 ela deu outro passo determinante: se candidatou para uma vaga de aluno especial do curso de pós-graduação em Administração da FEA/USP. “Como aluna especial eu tinha permissão para assistir às aulas de uma das disciplinas do curso, especificamente a que me aceitou como aluna, que foi a disciplina de Administração Estratégica”, conta a egressa da Unipar, que no final daquele ano fez seleção para ser aluna regular.
E conseguiu entrar no cobiçado mestrado da USP. “Essa seleção envolveu os resultados do teste Anpad, uma prova específica do programa, entrega de currículo Lattes e o projeto de pesquisa e, por fim, uma entrevista com três professores do programa. Eu fui aprovada e comecei o curso no início de 2012, concluí em dois anos e já me inscrevi para o doutorado, também na FEA/USP. Fui aprovada e terminei meu doutorado em abril de 2019”, relata.
Joice diz gostar muito da carreira que escolheu, a docência. “Realmente acho que é a minha vocação, apenas considero que não é uma carreira que recebe a valorização que merece”, lamenta, informando que atualmente trabalha em uma startup de desenvolvimento de pessoas e liderança, a Flead, e também escreve conteúdo para cursos EAD, na área de gestão em saúde. Antes, atuou por três anos na conceituada FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), instituição de ensino superior focada em gestão de negócios.
Boas lembranças
Relembrando os tempos da graduação, na Unipar, ela diz que o curso “foi de boa qualidade”, mas o melhor de tudo foi o incentivo para a carreira docente que veio dos professores. “Especialmente a professora Fátima Gimenes, que me incentivou a participar de projetos de iniciação científica e a me candidatar ao mestrado”, ressalta.
Outro estímulo importante diz que recebeu da professora Renilde de Alvarenga [gerente do hospital Cemil]: “Ela me deu a oportunidade de estagiar no Cemil e posteriormente ser contratada no hospital, onde o trabalho que desenvolvi neste período me motivou a fazer minhas pesquisas na área de gestão em saúde, que foi o foco da minha dissertação e da tese”.