Gincana Intersaúde promove integração entre os cursos de Farmácia, Biomedicina, e Estética e Cosmética

Publicado em 7 de Abril de 2025 às 08:24

Evento contou com provas temáticas, relacionadas aos conteúdos abordados nos cursos, além da arrecadação de alimentos para doação, destinados à Comunidade Terapêutica Beit Abba

Integração e união entre calouros e veteranos, reunindo diversão e aprendizado: essa foi a proposta da 1ª Gincana Intersaúde, realizada na Universidade Paranaense (Unipar) no campus de Toledo. Idealizada pelo corpo docente e acadêmico do curso de Farmácia, a dinâmica contou com participação dos alunos também dos cursos de Biomedicina e de Estética e Cosmética.

A dinâmica foi realizada no dia 13 de março e oportunizou aos acadêmicos se conhecerem melhor, trocarem experiências e fortalecerem laços dentro da comunidade acadêmica, através de atividades desafiadoras, das quais os participantes puderam colocar suas habilidades à prova em tarefas que envolveram conhecimentos interdisciplinares e criatividade, conforme explica a Coordenadora do Curso de Farmácia, Nathielle Miranda.

Os alunos foram divididos em equipes de diferentes períodos, com o objetivo de promover a interação entre os mais experientes e os iniciantes. Entre as provas: dança da cadeira tradicional, torta no rosto e batata quente com perguntas relacionadas às disciplinas em comum dos cursos, corrida em linha reta e muito mais.

“A gincana é uma maneira de fortalecer o vínculo entre os cursos e criar uma rede de apoio entre os alunos, essencial para o sucesso acadêmico e profissional. É uma excelente oportunidade para que todos aprendam a trabalhar juntos, respeitando as diversas áreas. Além disso, proporcionou um ambiente descontraído e acolhedor para os calouros, que começaram sua trajetória na universidade”, destaca Nathielle.

Experiência aprovada pelo aluno 5º período de Farmácia Marcos Vinícios. Para ele, além de estimular o raciocínio rápido e as habilidades de cada área, a gincana permite uma visualização da futura rotina de trabalho: “Essas competências são essenciais no nosso campo, em que ter um bom desempenho em situações desafiadoras faz toda a diferença. Foi uma oportunidade incrível de interagir com alunos de outros cursos, mesmo com as especificidades de cada área, conseguimos compartilhar experiências e aprender uns com os outros. Esse tipo de interação estreita os laços entre os cursos e ajuda a construir uma visão mais holística da saúde, o que é fundamental para o nosso futuro, já que o trabalho em equipe entre diferentes especialidades é comum no dia a dia”.

Olhar para a sociedade

A Gincana Intersaúde também teve o olhar voltado para a sociedade. Uma das provas foi a arrecadação de alimentos não perecíveis para doação, que ocorreu durante uma semana e antes da gincana. Ao todo, foram destinados 108,5 kgs para a Comunidade Terapêutica Beit Abba.

Última atualização em 7 de Abril de 2025 às 08:26