Graduandos de enfermagem vacinam acadêmicos contra raiva

Publicado em 19 de Junho de 2024 às 10:49

Protocolo foi aplicado nos alunos de agronomia e veterinária, em parceria com a vigilância epidemiológica de Toledo e a UBS do Jardim Porto Alegre

Os cursos de agronomia, enfermagem e medicina veterinária da Universidade Paranaense - Unipar organizaram campanha de vacinação contra o vírus causador da raiva. A ação ocorreu no Campus I, de Toledo (PR). As vacinas foram disponibilizadas pela Secretaria de Saúde e o protocolo vacinal realizado pela coordenação de enfermagem e acadêmicos do 5º período aos alunos dos demais cursos.

O esquema vacinal contra a raiva em humanos consiste na administração de duas doses da vacina, com intervalo de sete dias. Os alunos também passaram por exame de titulação de anticorpos para avaliar se houve a geração de imunidade contra o agente etiológico.

O coordenador do curso de medicina veterinária, professor Victor Hugo Cortez Dias, ressalta a importância desta ação de promoção da saúde aos acadêmicos: “Nossos alunos, no decorrer da graduação, terão aulas práticas com animais, irão a campo e realizarão estágios em diversas áreas da agronomia e medicina veterinária e, por isso, vaciná-los contra o vírus da raiva é uma medida preventiva fundamental para este grupo de risco”, explica.

Sobre a doença

A raiva é uma zoonose viral transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura de mamíferos infectados, como, por exemplo, cães e gatos, morcegos e animais de produção em geral. A doença é fatal, apresenta mortalidade em quase 100% dos casos. Agrônomos, biólogos, médicos veterinários e profissionais que trabalham diretamente com animais, além de acadêmicos desses cursos, fazem parte do grupo de risco para a infecção por este vírus.