Palestras de orientação foram promovidas pela Secretaria de Saúde e voltadas a servidores municipais e acadêmicos
O mês de agosto é marcado por muitas mobilizações sociais. No entanto, uma delas dá destaque para um tema pouco reconhecido pela população, que é a importância do aleitamento materno, enfatizada pela campanha Agosto Dourado.
O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra, sempre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, integrou o evento alusivo à referida campanha, que promoveu palestras sobre o aleitamento materno e o preparo necessário para estimular essa prática. As palestras foram voltadas aos servidores da equipe de saúde e aos acadêmicos da graduação em Enfermagem.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), define o aleitamento materno como alimento exclusivo para os seis primeiros meses de vida do bebê, e ainda o recomenda como alimento complementar até dois anos ou mais.
O leite materno é o único alimento que contém todos os nutrientes e componentes personalizados para o bebê, considerado, inclusive, como a primeira vacina do ser humano, por ser fonte de proteção contra diversas doenças.