Cerca de 150 recrutas foram imunizados contra as doenças influenza B, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola e tétano
Preocupados com o bem-estar e a saúde da comunidade, estudantes do 5º do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar vacinaram os recrutas do Exército Brasileiro de Guaíra. Iniciativa aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e faz parte do Programa Nacional de Imunização.
Na ação, cerca de 150 soldados foram imunizados contra influenza B, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola e tétano. Os futuros enfermeiros foram supervisionados pela responsável técnica do PAAE (Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem), enfermeira Paloma Thaina Queiroz, que também é responsável pela orientação dos estágios obrigatórios de Saúde Pública.
Segundo ela, a causa é nobre. “Estar com a vacinação em dia é extremamente necessário, pois é uma forma de se proteger de vários tipos de doenças, até mesmo as que podem ser fatais”, alerta a enfermeira, ressaltando que a ação social traz outros benefícios. “É uma oportunidade para que os alunos adquirem experiência prática e estejam em contato com a comunidade, vivenciando a realidade da profissão antes mesmo da formação”.
A coordenadora do curso, professora Daniele Garcia, completa: “E pelo fato de exercerem atividades de risco no exército, a imunização conta essas doenças é fundamental para a saúde”.