Harvard: Pesquisadora da Unipar apresenta estudo científico em congresso

Publicado em 4 de Julho de 2019 às 16:00

Doação de obras para bibliotecas também marcou a viagem da professora Tereza Vieira

A pesquisadora da Universidade Paranaense – Unipar, professora Tereza Vieira, participou do recente congresso realizado pela LASA (Associação de Estudos Latino-Americanos), em Boston/EUA, com professores e pesquisadores de vários países (de 24 a 27/05). Nessa área, é o maior do mundo.

A professora da Unipar, que ministra aulas no mestrado em Direito Processual e Cidadania e nos cursos de graduação em Medicina e Direito, apresentou pesquisa sobre o tema de reconhecimento e proteção jurídica do afeto entre animais e famílias.

Intitulado ‘Famílias de multi-espécies: Pets como sujeito de direito em caso de separação conjugal’, o trabalho foi exposto de forma oral com o apoio da professora Valéria Cardin, da UEM e Unicesumar.

Vieira aproveitou a viagem para fazer curso de aperfeiçoamento do inglês na escola de língua inglesa Kl Harvard Square. “Lá, passei duas semanas estudando o idioma para poder apresentar meus trabalhos com melhor expressão formal”, conta.

Ela também visitou duas prestigiadas bibliotecas – da Universidade de Harvard e Universidade Brown – e doou algumas de suas obras [Vieira é autora de vários livros sobre bioética].

Na visita às escolas de Direito e Medicina de Harvard, a professora Tereza relatou imenso prazer nas pesquisas que vem realizando e, segundo ela, pôde contatar vários pesquisadores de universidades conceituadas do mundo.

“Realizo projetos sobre bioética, minorias, processo e inteligência artificial, então pude trazer mais informações a partir das pesquisas que fiz por lá. Aceitando o convite de Harvard, trouxe mais conhecimentos para compartilhá-los com meus alunos da Unipar”, relata.

Ela conta que foi convidada para retornar nas férias do ano que vem: “Pretendo aceitar, pois conhecimento e cultura nunca são demais. Afinal, de nada adianta aprender sem compartilhar com nossos alunos”.