Cursos de saúde realizam V Mostra Científica da Saúde e I Mostra Científica do Curso de Biomedicina

Publicado em 24 de Junho de 2024 às 17:35

Foram apresentados mais de 120 trabalhos nesta edição, com envolvimento de cinco cursos da graduação

A Universidade Paranaense - Unipar realizou a V Mostra Científica da Saúde e a I Mostra Científica do Curso de Biomedicina. A apresentação dos trabalhos científicos ocorreu na última sexta (21), à noite no Campus I da unidade Umuarama (PR). O evento contou com a participação dos cursos de nutrição, estética, farmácia, fisioterapia e biomedicina.

Foram apresentados 126 trabalhos, cada um com até cinco autores estudantes e um orientador, submetidos a uma banca de avaliação. As apresentações duraram cinco minutos, seguidas de cinco minutos de debates, organizados em salas temáticas para garantir uma abordagem multidisciplinar. Essa é a edição do evento em que mais teve projetos inscritos e que todos tiveram “aceite” para apresentação.

A professora coordenadora da mostra científica, Suellen Laís Vicentino Vieira, comentou que “um dos objetivos é estimular a produção de pesquisas, por isso é realizado no primeiro semestre do ano para que no restante dos meses, ou até mesmo durante toda a graduação, possam dar continuidade à pesquisa ou até gerarem novas”. Vieira também explicou que as normas foram publicadas em março, com dois meses de produção, pareceres dos avaliadores em 15 dias, correções pelos alunos e comunicado final de aceite ou não aceite da pesquisa.

A acadêmica do terceiro período de farmácia, Amanda dos Santos Ribeiro, participou como ouvinte e destacou que a mostra é importante para adquirir novos conhecimentos. “Aqui temos acesso a palestras de diferentes áreas da saúde e de diferentes áreas”, comenta.

Rayssa Udenal, do quinto período de farmácia, apresentou a pesquisa sobre “Os benefícios do medicamento levodopa no tratamento da doença de Parkinson” e ressaltou a importância da prática da pesquisa. “É muito bom poder apresentar o trabalho, poder fazer o resumo, além de adquirir conhecimento sobre um tema interessante para a gente. É essencial também a questão da prática de adquirir experiência e conhecimento para futuramente poder apresentar um TCC”, pontua.

Segundo a professora Suellen, “esse é um evento importante para difundir a informação científica, ensinar os alunos o que é uma pesquisa científica, como obter essas informações, além da multidisciplinaridade. Temos cinco cursos envolvidos e salas organizadas para que assuntos em comum destas diferentes áreas estejam presentes em uma mesma sala e com isso os alunos expandem seus conhecimentos”.

Última atualização em 24 de Junho de 2024 às 17:42